Espaço de notícias da região centro

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Feira de São Mateus terá grande orquestra

Feira de São Mateus terá grande orquestra 
de percussão comunitária

Três workshops de formação com compositores
 e músicos nacionais realizam-se esta semana

A “Orquestra 625 - Bombos, Amuletos, Tachos e demais objetos da Feira” será o nome de palco para a abertura e encerramento da Feira de São Mateus em 2017. Um projeto artístico comunitário, de reportório e natureza originais, que assinalam uma edição comemorativa do certame.

O projeto nasce de um desafio lançado em parceria pelo Município de Viseu e Viseu Marca à Gira Sol Azul para marcar o ano em que a feira franca viva mais antiga da Península Ibérica comemora 625 primaveras. 



Aberto a qualquer participante, “entre os 6 e 106 anos”, mesmo que sem formação ou experiência musical, e a grupos de percussão da região de Viseu, a Orquestra apresentará um reportório original nas suas atuações. Esperam-se algumas centenas de participações. A direção artística é de Ana Bento e Ricardo Baptista.

Os instrumentos são também “originais”: aos instrumentos de percussão convencionais como os bombos, juntam-se objetos que ilustram o certame, como tachos, amuletos, baldes, entre outros. Sons autênticos e inconfundíveis, numa Orquestra única, à medida da Feira de São Mateus.

“Este é um projeto que reflete o ADN popular, tradicional e simultaneamente inovador da Feira e de Viseu”, acredita o Presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques. “É também uma iniciativa de formação artística comunitária que honra a matriz cultural deste certame”.

Do projeto resulta uma agenda de cinco workshops de formação já a decorrer, com diferentes formadores especialistas em artes comunitárias e performativas, percussão e educação musical. De natureza facultativa, os workshops oferecem à comunidade a oportunidade de contactar antecipadamente com o espírito do projeto e experimentar e trabalhar os talentos num contexto criativo sob a direção de grandes profissionais. As inscrições são gratuitas e decorrem em www.feirasaomateus.pt

Segunda, terça-feira e sábado realizam-se três destes cinco workshops de formação, ministrados por grandes nomes da cena musical portuguesa. Esta terça-feira, 25 de Julho, será a vez do compositor Jorge Prendas, coordenador do Serviço Educativo na Casa da Música e membro dos Vozes da Rádio.

Para integrar o projeto, os interessados terão ainda de participar do período intensivo de ensaios correspondente a cada um dos espetáculos (de 7 a 10 de agosto para a atuação de abertura e 15 e 16 de setembro para a atuação no encerramento da Feira). 

Sem comentários: