Espaço de notícias da região centro

terça-feira, 16 de maio de 2017

Mobilidade urbana vai a debate em Viseu


Workshop integra “Smart Cities Tour 2017” 
e realiza-se no Solar do Vinho do Dão

A “Smart Cities Tour 2017” chega a Viseu esta quarta-feira, 17 de maio, para debater a temática da “Mobilidade” nas cidades. O workshop terá lugar no Solar do Vinho do Dão, a partir das 9H30.
A iniciativa é promovida pela Secção “Cidades Inteligentes” da Associação Nacional de Municípios Portugueses, em parceria com a NOVA Information Management School, no âmbito do projeto “NOVA Cidade”, e conta ainda com o apoio da PT. 
O Presidente da Câmara Municipal de Viseu e da Secção “Cidades Inteligentes”, Almeida Henriques, preside à sessão de abertura.
Este é o quinto e último workshop da tour, lançada no início do ano, que visa analisar e debater o estado das cidades inteligentes do país e os seus desafios futuros, através da partilha de experiências, conhecimentos e projetos concretos nas mais variadas áreas, entre elas a governação, energia, sociedade e qualidade de vida, mobilidade, economia e inovação.
Participam deste workshop responsáveis e especialistas como Isabel Damasceno (CCDR do Centro), Miguel de Castro Neto (NOVA Information Management School), Alexandre Fonseca (PT), Eduardo Feio (Instituto da Mobilidade e dos Transportes), António Pires dos Santos (IBM), Teresa Ponce de Leão (Associação Portuguesa do Veículo Elétrico), Vladimiro Feliz (CEiiA) e Paulo Rodrigues (Abimota/Órbita Miralago).
As comunicações e o debates serão centrados em temas como as políticas e a gestão de estacionamento, tráfego e frotas, da promoção do uso da bicicleta, dos veículos eco eficientes e os sistemas de mobilidade integrada. O Município de Viseu apresentará o seu novo modelo de mobilidade urbana concelhia – o MUV, numa comunicação do Vereador João Paulo Gouveia.
O workshop terminará com uma sessão de ideação onde todos os presentes são convidados a participar do desenho de um roadmap temático e contribuir assim para a construção de soluções concretas na mudança de paradigma das cidades portuguesas, voltada para uma cultura de inteligência urbana.
Os resultados destes workshops da “Smart Cities Tour 2017” serão apresentados no próximo mês de junho, na Conferência Internacional ZOOM Smart Cities, na qual participarão alguns dos mais importantes especialistas nacionais e internacionais em matéria de cidades inteligentes.

Sem comentários: