Espaço de notícias da região centro

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Viseu Património promoveu balanço público no dia 19 de Abril


Resultados do retrato coletivo “Freeze Viseu” foram divulgados. 1º curso técnico para reabilitação de coberturas antigas avança


Na semana em que se assinalou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Município de Viseu promoveu, esta dia 19 de Abril, um balanço público do projeto “Viseu Património”, no momento em que se cumpre já um ano de execução do respetivo plano de ação.

No Museu Nacional Grão Vasco, o coordenador científico do projeto, Raimundo Mendes da Silva, devolveu à comunidade os principais resultados alcançados nas várias “frentes de trabalho”. Em particular, foram apresentados informações importantes que resultaram do retrato coletivo “Freeze Viseu”, inédito à escala nacional, realizado em Novembro passado, a 486 edifícios do Centro Histórico de Viseu, que envolveu mais de180 profissionais, professores e estudantes das áreas da engenharia, da arquitetura e do património, vindos de todo o país.

Precisamente 5 meses depois, serão assim divulgadas publicamente conclusões desse inventário participativo do edificado do Centro Histórico, assim como as suas consequências no desenvolvimento do projeto de caracterização do património material e imaterial de Viseu.

Na sessão foram também anunciados os vencedores do concurso fotográfico “Freeze Viseu”, resultantes de uma seleção e avaliação das imagens submetidas por um vasto conjunto de participantes do evento.

Também a 19 de Abril, iniciou-se o primeiro módulo de uma formação técnica e rápida sobre reabilitação de coberturas tradicionais de madeira em centros históricos. Neste primeiro módulo, serão especialmente tratadas características específicas das coberturas e telhados do Centro Histórico de Viseu.  

Esta iniciativa, promovida no âmbito do projeto Viseu Património, é especialmente dirigida a engenheiros civis, arquitetos e outros profissionais ligados ao setor da reabilitação, e visa contribuir para a formação de “boas práticas” na reabilitação sustentável do edificado histórico de Viseu. Mais informações poderão ser obtidas no site www.cm-viseu.ptou através do email viseupatrimonio@cmviseu.pt

O projeto “VISEU PATRIMÓNIO” foi lançado em Fevereiro de 2016, com o horizonte de desenvolvimento até 2024, tendo em vista o conhecimento, a proteção e a valorização do património cultural, material e imaterial, da cidade de Viseu e da sua história profundamente ligada à ideia de nacionalidade.

Entre as medidas previstas para a 1ª fase deste projeto estão o levantamento do estado de conservação do edificado do centro urbano antigo, a definição e adoção de “boas práticas” de reabilitação sustentável, a criação de um serviço de apoio aos moradores, proprietários e investidores, e o acompanhamento de proximidade a projetos de reabilitação que possam constituir referenciais exemplares e pedagógicos, no âmbito do qual se destaca atualmente o edifício do antigo Orfeão de Viseu.

Sem comentários: