Espaço de notícias da região centro

terça-feira, 14 de março de 2017

Águas de Viseu investe 4 milhões

Águas de Viseu investe 4 milhões 
e faz subir para 99% a taxa de cobertura de água no concelho

Serão construídos 60 quilómetros de redes de saneamento e abastecimento

Município e Águas de Viseu vão investir mais 4 milhões de euros na ampliação da rede de saneamento e abastecimento de água no concelho, já a partir de 2017.

Ao todo, o plano de obras criará uma nova extensão de 60 quilómetros nas redes de água e saneamento do concelho de Viseu, beneficiando mais de 1300 habitantes de nove freguesias (Coutos de Viseu, São Cipriano e Vil de Soito, Silgueiros, Ribafeita, Santos Êvos, S. Pedro de France, Côta, São João Lourosa e Bodiosa).

O pacote inclui 11 empreitadas em pontos distintos e abrange a construção de uma ETAR de pequena dimensão que permitirá desativar uma fossa comunitária existente na povoação de Gumiei, em Ribafeita.

O plano de investimentos foi apresentado hoje, 21 de Fevereiro, pelo Presidente da Câmara, Almeida Henriques, que o classificou como “um impulso de grande simbolismo”.

“Com este novo plano de investimentos, alcançamos mais um degrau nas taxas de cobertura de água e saneamento do concelho: respetivamente de 99 e 98 por cento”, destacou o autarca.

“Esta meta é especialmente exigente num concelho com a dimensão geográfica e a dispersão de povoamento como Viseu”, sublinhou Almeida Henriques. “Estas taxas de cobertura são um feito ambiental que promove a qualidade de vida”.

As obras em causa contam já com financiamento comunitário aprovado do PORTUGAL 2020, a uma taxa de 85%, estando todas elas em fase de concurso ou adjudicação para execução no terreno.

O Presidente da Câmara frisou ainda que “no Município não esperámos pelo financiamento comunitário. Fomos à frente e isso permite-nos agora ter a expectativa de uma execução mais rápida, muito antes de 2020, sem a pressão de guilhotinas de Bruxelas”.

Na apresentação foram ainda divulgados os resultados da “campanha” de regularização de ligações às redes de água e saneamento e de “combate a ligações ilegais”.

Desde que foi lançada a campanha, no ano de 2014, a Águas de Viseu angariou já mais de 4500 novos clientes, num crescimento superior a 11% do seu universo. Hoje, são já mais de 46 mil os clientes da Águas de Viseu.

Nas palavras de Almeida Henriques, “esta conquista é inédita e notável”, “representa um grande salto para o concelho na defesa da saúde pública, na promoção da segurança ambiental e na sustentabilidade de um sistema acessível, justo e de grande qualidade”.
Até a data foram requisitados e pagos mais de 11.000 ramais de água e saneamento.

Sem comentários: