Espaço de notícias da região centro

sábado, 26 de novembro de 2016

Edição comemorativa de filmes históricos de Viseu apresentada esta segunda-feira


Município e Cine Clube de Viseu têm pronta edição exclusiva de dois filmes de Viseu dos anos 30 do século XX, da autoria de Almeida Moreira e Amélia Borges Rodrigues

A Câmara Municipal de Viseu e o Cine Clube de Viseu apresentam esta segunda-feira, 28 de novembro, à comunicação social, a edição comemorativa do DVD “Viseu Antiqua et Nobilissima”, que reúne de forma inédita os dois primeiros filmes promocionais de Viseu, da década de 30 do século XX, da autoria do Capitão Almeida Moreira e de Amélia Borges Rodrigues.
A apresentação terá lugar na casa do Capitão, o Museu Almeida Moreira, pelas 15H30. Marcarão presença o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, o Sub-director da Cinemateca Portuguesa, Rui Machado, e o representante da Direção do Cine Clube de Viseu, Rodrigo Francisco.
Ambos os filmes são um importante testemunho visual da cidade da primeira metade do século XX, a preto & branco, e uma visão de época sobre a promoção turística de Viseu, propondo um roteiro que concilia património e cultura urbana e rural. Os filmes constituem também um valioso testemunho da cinematografia nacional e dos conceitos e práticas do cinema à época.
Para o Município, esta edição comemorativa valoriza este património cultural imaterial de Viseu e permite partilhá-lo com a comunidade, visitantes, turistas e cinéfilos.
A apresentação ao público da edição “Viseu Antiqua et Nobilissima” terá lugar no próximo dia 4 de dezembro, pelas 18 horas, no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, momento integrado no âmbito do Festival Literário “Tinto no Branco” e do evento “Vinhos de Inverno”.  
Esta edição é uma iniciativa do Município de Viseu e do Cine Clube de Viseu, em parceria com a Cinemateca Portuguesa – Museu de Cinema e a participação do Conservatório Regional de Música de Viseu, Dr. Azeredo Perdigão.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Museu Almeida Moreira inaugura amanhã exposição dedicada à obra e legado cultural do Capitão


“Almeida Moreira, Museólogo” inaugura pelas 16H30. Exposição reúne obras pictóricas de distintos artistas portugueses
A dedicação e o empenho de Almeida Moreira na salvaguarda e valorização do património cultural são assinalados com a inauguração de uma nova exposição na sua casa-museu, em Viseu, amanhã, 25 de novembro. “Almeida Moreira, Museólogo” inaugura pelas 16H30 e estará patente no Museu até 12 de março de 2017.
Marcam presença na inauguração o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, e a Vereadora da Cultura, Odete Paiva.
Figura incontornável na história de Viseu e um verdadeiro embaixador cultural da cidade, Almeida Moreira é homenageado com uma nova exposição temporária que destaca a sua carreira e paixão enquanto museólogo, no ano em que se assinala também o centenário do Museu Nacional Grão Vasco, por ele fundado e dirigido.
Junto do seu espólio no Museu, estarão presentes oito obras de alguns dos mais emblemáticos artistas portugueses, entre eles Columbano Bordalo Pinheiro, Joaquim Lopes ou António Ramalho, artistas que partilharam o sonho do Capitão, manifestando o seu apoio e apreço pelas suas ambições e projetos.
A exposição apresenta pinturas cedidas pelo Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, o Museu Militar de Lisboa e a Sociedade Martins Sarmento, mas também do Museu Nacional Grão Vasco.
Enquanto museólogo, Almeida Moreira foi responsável pela recolha, preservação, valorização e divulgação de um elevado número de bens artísticos, em particular os painéis do núcleo pictórico de Vasco Fernandes, espólio a partir do qual surgiu o Museu Grão Vasco.
A exposição “Almeida Moreira, Museólogo” poderá ser visitada à terça-feira, entre as 14 e as 18 horas, e de quarta-feira a domingo, entre as 10 e as 13 horas e as 14 e as 18 horas, no Museu Almeida Moreira. 

Programa municipal de apoio ao desporto em 2017


Município investiu um 1,1 milhões de euros em contratos-programa com 33 clubes e associações em 2016, beneficiando 3279 atletas

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, apresentou no dia 21 de novembro, a edição do programa municipal de apoio ao desporto para o ano de 2017, à qual podem concorrer as associações e clubes do concelho.
Com este encontro, a Câmara de Viseu abre caminho para a realização de novos contratos-programa para o ano 2017, consolidando a sua aposta no fomento da prática desportiva de qualidade em todo o concelho e numa relação de cooperação transparente com as instituições do setor. Uma das novidades será a abertura de dois períodos distintos de candidaturas.
A reunião com os dirigentes de associações e clubes desportivos do concelho teve lugar no auditório do IPDJ, pelas 21 horas, e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, e do Vereador com o pelouro do desporto, Guilherme Almeida. 
Em 2016, a Câmara Municipal de Viseu investiu um milhão e cem mil euros (1,1 milhões de euros) no apoio ao associativismo desportivo, mais 200 mil euros face a 2015, através da celebração de contratos-programa com 33 clubes e associações do concelho (mais 10 face a 2013). Um esforço que a autarquia espera renovar em 2017.
Esta política estruturada de apoio permitiu beneficiar, em 2016, 3279 atletas em 18 modalidades desportivas distintas. Do financiamento global atribuído, 71% do investimento teve aplicação direta no apoio às atividades desportivas federadas e não federadas e a jovens atletas, sem esquecer a isenção de taxas de utilização dos equipamentos desportivos municipais.
Destaque ainda para um aumento significativo na manutenção e requalificação de instalações e equipamentos desportivos. São exemplos desse investimento a substituição dos relvados sintéticos dos campos de ténis e de futebol 1º de Maio e de 7 no Parque do Fontelo, a construção do campo de futebol de 7 em Lordosa e a colocação do relvado sintético para o novo campo de futebol de 11 do complexo desportivo do FC de Ranhados, este último através de um financiamento de 126 mil euros. 
O programa municipal de apoio ao movimento associativo desportivo visa apoiar clubes e associações do concelho que tenham um papel ativo na promoção do desporto em modalidades diversas. Esta cooperação traduz-se num conjunto de apoios financeiros, materiais e logísticos com vista à formação de atletas, à incrementação do acesso à prática desportiva e à qualidade e bem-estar da comunidade.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Em Viseu, há novo concurso para atribuição de 3 habitações no Centro Histórico


Fase de candidaturas arranca hoje e decorre até 30 de dezembro. Habitações a concurso estão localizadas na rua Direita
A empresa municipal de habitação – Habisolvis – lança hoje a terceira fase do concurso para atribuição de habitações em regime de arrendamento e a preços condicionados no Centro Histórico de Viseu. Os interessados devem formalizar a sua candidatura até 30 de dezembro.
Os apartamentos que retomam a concurso são dois T2 e um T3 na rua Direita, nomeadamente nos edifícios número 91-97 e 275, os primeiros já atribuídos em fases anteriores, mas disponíveis novamente por desistência dos candidatos. 
Relativamente à segunda fase, a habitação T3 sofre uma redução de 20% no valor da renda, representando um abate mensal de cerca de 45 euros. As restantes condições de acesso mantêm-se em relação à fase anterior, verificando-se a redução de 20% nos limites mínimos e máximos de rendimento dos candidatos no acesso às habitações (mais 10% do que na primeira fase).
De igual forma, nesta fase, poderão ser excecionalmente admitidos, caso não existam candidatos suficientes, agregados com rendimentos inferiores ao estipulado ou cujo número de elementos não seja compatível com a tipologia preferencial. 
Os agregados familiares jovens, cuja idade média não ultrapasse os 35 anos, continuam a ser os candidatos privilegiados, seguindo o desígnio inicialmente estipulado pelo Município de Viseu de atribuir o universo das habitações reabilitadas a famílias em início de vida.
Todos os documentos e informação estão disponíveis no portal do Município, em www.cm-viseu.pt. As candidaturas devem ser entregues presencialmente nas instalações da Habisolvis, na rua João Mendes.
A primeira fase do concurso para atribuição de habitações no Centro Histórico foi lançada em abril, seguida de uma nova fase que arrancou em setembro. Em ambas as etapas, a Habisolvis registou 41 candidaturas às 18 habitações, sujeitas à requalificação no âmbito do programa “Reabilitar para Arrendar”.
Atualmente, 14 habitações já se encontram atribuídas e 11 famílias já habitam em permanência os seus novos lares. O edifício nº275 da rua Direita é o único cuja reabilitação ainda não se encontra concluída.
O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana apresentou em outubro uma nova linha de financiamento do programa “Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível” no valor de 50 milhões de euros, para investimentos públicos ou privados de reabilitação de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos e que possuam vocação para habitação a arrendamento. Um impulso indispensável para dar continuidade à reabilitação e revitalização do edificado e da identidade do Centro Histórico de Viseu.

sábado, 19 de novembro de 2016

Presidente da Câmara de Viseu saúda decisão de instalação da Unidade de Radioterapia e do alargamento das Urgências do Hospital de São Teotónio

Presidente da Câmara de Viseu saúda decisão de instalação 
da Unidade de Radioterapia e do alargamento 
as Urgências do Hospital de São Teotónio

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, saúda o compromisso público do Governo, na pessoa do Senhor Ministro da Saúde, em instalar uma Unidade de Radioterapia no Hospital de São Teotónio, em Viseu, respondendo assim a uma necessidade premente destes cuidados de saúde na cidade-região e a um forte apelo das suas principais instituições e da sociedade civil. Esta é a prova de que uma voz forte, coletiva e solidária na região produz bons efeitos.
O anúncio hoje efetuado confirma uma intenção de decisão de há vários meses, na esteira das conversações que têm sido mantidas. O Município de Viseu congratula-se assim pelo resultado alcançado nesse diálogo positivo e construtivo com o Senhor Ministro da Saúde e a sua equipa governativa, ao longo dos últimos meses, confirmando a sua disponibilidade para uma parceria que permita viabilizar, no mais curto espaço de tempo, este importante serviço de saúde. 
Uma vez levado à prática, a Unidade de Radioterapia do Hospital de São Teotónio melhorará significativamente o acesso de centenas de doentes oncológicos por ano a estes cuidados de saúde, assim como a sua qualidade de vida e bem-estar físico e psicológico, evitando deslocações longas e penosas.
A decisão confirma ainda o reconhecimento da importância do Centro Hospitalar da região, cuja área de influência abrange aproximadamente meio milhão de pessoas.
O Presidente da Câmara Municipal de Viseu saúda ainda o Senhor Ministro da Saúde pela decisão de investimento no alargamento do serviço de Urgências do Hospital de São Teotónio, dando resposta positiva ao crescimento tão significativo do número de utentes à escala regional, que se situa atualmente no número de 170 mil por ano, um dos mais elevados do país.
Este alargamento permitirá ainda ao Centro Hospitalar prosseguir o trajeto de excelência dos serviços de saúde que tem construído, em prol da qualidade de vida e do desenvolvimento regional.
O Presidente da Câmara saúde a Administração do Centro Hospitalar Tondela-Viseu pelo sentido de oportunidade e responsabilidade na apresentação do respetivo projeto.

Viseu vai fazer retrato coletivo de meio milhar de edifícios do seu Centro Histórico


Iniciativa única acontece este sábado. Registo fotográfico e caracterização técnica sumária serão realizados por 180 profissionais e estudantes de todo o país

Viseu recebe este sábado, 19 de Novembro, uma iniciativa singular e inovadora. 180 profissionais, professores e estudantes das áreas da engenharia, da arquitetura e do património, vindas de todo o país (especialmente de Viseu, Coimbra, Porto, Aveiro, Braga, Vila Real, Covilhã, Castelo Branco, Leiria, Guarda e Lisboa), irão produzir um retrato coletivo a 486 edifícios do seu Centro Histórico, juntando um levantamento fotográfico a uma caracterização técnica sumária desse edificado.
A iniciativa, batizada de “FREEZE VISEU”, está integrada no projeto municipal “Viseu Património”, voltado para a investigação, a proteção e a valorização do património cultural de Viseu, coordenado por Raimundo Mendes da Silva a convite do Presidente da Câmara, Almeida Henriques.
O “FREEZE VISEU” constitui, assim, um instantâneo coletivo à escala do Centro Histórico, de observação e registo técnico e fotográfico da “zona especial de proteção” da Sé de Viseu, e simultaneamente um momento de valorização social e pública do património edificado do coração do Centro Histórico da cidade.
O “retrato” será multidimensional, registando aspetos diversos da traça e da identidade do edificado, num único dia, entre as 10 e as 18 horas. O ponto de encontro será o Auditório Mirita Casimiro.
A participação no “FREEZE VISEU” é gratuita, com inscrição prévia obrigatória, enviando email para oviseupatrimonio@cmviseu.pt com indicação de nome, idade, formação, situação profissional, email e telemóvel e ainda a instituição ou entidade que integra (quando aplicável).
Mais informações sobre a iniciativa estão disponíveis no website do Município de Viseu, aqui: http://www.cm-viseu.pt/doc/Eventos/2016/VIFREEZENOV2016.pdf

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Viseu junta esforços para combater a progressão da diabetes

Viseu junta esforços 
para combater a progressão da diabetes

Existem 6755 diabéticos em Viseu. Sensibilização e rastreio precoce são os principais instrumentos de prevenção da doença

Até 18 de novembro, o Município de Viseu e uma rede de parceiros do setor da Saúde realizam uma agenda intensiva de sensibilização da comunidade local, especialmente dos jovens e seniores, para a prevenção da diabetes, doença que tem registado uma progressão preocupante no país. A educação para a doença, o rastreio precoce e um estilo de vida saudável são considerados os principais e melhores instrumentos de combate.
“Em Viseu, existem 6755 diabéticos e cerca de mil novos casos são diagnosticados anualmente. Estes dados não podem ser ignorados pelo Município e pela nossa rede de agentes de saúde. A prevenção e a qualidade de vida são os melhores ‘travão’ à progressão da doença e, por esse motivo, pomos um marcha um plano de sensibilização e rastreio junto dos públicos de risco”, explica o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques. 
O Município associa-se assim ao Desafio Gulbenkian “Não à diabetes!”, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala esta segunda-feira, 14 de novembro, em conjunto com entidades como o Centro Hospitalar Tondela-Viseu, o ACES Dão Lafões e as suas unidades de Cuidados da Comunidade e de Coordenação Funcional da Diabetes, diversas juntas de freguesia do concelho, Escola Superior de Educação de Viseu e a Associação Comercial do Distrito.
Durante estes dias, Viseu veste também os tons azuis e faz alusão à prevenção da diabetes em vários suportes espalhados pelo centro da cidade. As Unidades de Saúde Familiar estarão também aptas, com a colaboração dos seus médicos e enfermeiros internos, a realizar rastreios ao risco de desenvolvimento da diabetes tipo 2, entre os dias 14 e 18 de novembro.
O programa de iniciativas arrancou já na passada semana com uma ação de informação e rastreio da doença em diversas freguesias. A Unidade de Cuidados na Comunidade de Viseu percorreu as freguesias de São Cipriano e Vil de Souto, Repeses e São Salvador e São João de Lourosa, sensibilizando os munícipes para os riscos associados e as formas de prevenção da diabetes, avaliando também o risco de desenvolvimento da doença através de rastreios gratuitos.
Esta segunda-feira, as iniciativas de sensibilização serão realizadas junto de crianças e jovens e do público sénior.
Mais de 200 alunos do 3º e 4º ano da Escola Básica de Vildemoinhos e do Colégio da Via Sacra participarão de uma ‘aula saudável’ com vista à discussão de estilos de vida ativos e preventivos. De manhã, pelas 9H30, a caravana passa por Vildemoinhos; à tarde, pelas 15 horas, será a vez do Colégio Via Sacra.
Também o público do programa da “Atividade Sénior”, em particular o grupo de diabéticos, será abrangido nesta iniciativa, a partir das 14H30, no Pavilhão Cidade de Viseu, beneficiando de um conjunto de indicações úteis e cuidados práticos, mas também de workshops médicos.
As ações de sensibilização junto da comunidade escolar do 1º ciclo continuam entre os dias 15 e 18 de novembro, desta vez nos cinco Agrupamentos do concelho. A iniciativa abrangerá mais 180 crianças e contará com a colaboração da ACES Dão Lafões e da Escola Superior de Educação de Viseu.
Também esta segunda-feira, o Hospital de São Teotónio presta homenagem ao médico Pedro Henriques, considerado um dos lutadores pioneiros da causa da diabetes em Viseu.  O nome do especialista ficará associado à unidade que no hospital trata e acompanha os doentes da diabetes. A homenagem terá lugar às 11 horas, na presença da família.
O programa de prevenção da diabetes termina a 18 de novembro com uma prova de orientação noturna, pelas 21 horas, e um magusto-convívio para todos os participantes. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do email educacaoterapeutica@gmail.com
O programa do Dia Mundial da Diabetes é promovido pelo Município de Viseu, em parceria com a Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes e a Unidade de Cuidados na Comunidade da ACES Dão Lafões, o Centro Hospitalar Tondela-Viseu, a Escola Superior de Educação de Viseu, a Freguesia de Viseu e a Associação Comercial do Distrito de Viseu.
A programação completa da iniciativa está disponível em http://www.cm-viseu.pt/doc/Eventos/2016/A3Prog2016.pdf  

domingo, 13 de novembro de 2016

“Viseu Estaleiro-escola” lança primeiro curso para formação em construções tradicionais de madeira


Formação aberta destina-se a carpinteiros. Projeto pioneiro no país aposta na qualificação da mão-de-obra e sensibilização do setor da construção para a reabilitação do património edificado

O “Viseu Estaleiro-Escola” arranca a sua oferta formativa em técnicas de reabilitação de património construído este mês de Novembro. O primeiro dos cursos do centro de formação será dedicado a práticas de conservação e regeneração de estruturas tradicionais de madeira.
O objetivo do curso “Reabilitação de Elementos de Madeira” é duplo: por um lado, qualificar mão-de-obra com experiência para a reabilitação deste tipo de estruturas e, por outro, sensibilizar os profissionais do setor da construção para boas práticas de conservação e reabilitação sustentável do património edificado, salvaguardando a sua identidade e valor originais.
A formação será eminentemente prática e tem por destinatários técnicos profissionais de carpintaria com 2 anos de experiência mínima no setor da construção. A frequência é gratuita e os alunos obterão o nível 2 de formação, no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações. Será um total de 192 horas de formação, com início a 25 de novembro e fim a 25 de fevereiro, às sextas e sábados.
O centro de formação elege a ambição de criar um novo stock de competências humanas e técnicas  em reabilitação do património edificado, contribuindo ao mesmo tempo para a empregabilidade de jovens, para a reconversão e modernização do setor da construção civil e para a promoção da reabilitação sustentável do centro histórico de Viseu.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “o Viseu Estaleiro-Escola é mais um passo dado na concretização da estratégia de reabilitação sustentável do centro histórico. Completamos mais uma peça deste puzzle de valorização e qualificação do nosso património edificado.”
Promovido pelo Município de Viseu no quadro do “Plano de Ação Viseu Património”, em parceria com o Instituto Politécnico de Viseu (IPV), a Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV), a Viseu Novo SRU e o GECORPA - Grémio do Património, o “Viseu Estaleiro-escola” é um projeto de formação pioneiro e inovador no país, com vocação prática e profissionalizante.
O “Viseu Estaleiro-escola” traz a Portugal um conceito de formação profissional alternativa e de laboratório aplicado, voltado para a reabilitação de património em contexto real, sendo destinado a jovens interessados num percurso profissionalizante, desempregados e quadros de empresas na área da construção.
Este primeiro curso terá lugar no IPV e conta com a organização executiva da Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV).

Viseu recebe megaoperação de substituição de 422 contentores de lixo


Investimento ascende a perto de 100 mil euros e tira da rua todos os velhos contentores metálicos

Ao abrigo do contrato celebrado entre o Município de Viseu e a Associação Planalto Beirão, o concelho de Viseu está neste momento a receber 422 novos contentores de depósito de lixo doméstico.
Esta megaoperação permitirá retirar das ruas, nos próximos dias, todos os velhos contentores de lixo metálicos.
As 25 freguesias encontram-se abrangidas por esta iniciativa que visa melhorar, assim, as condições de uso, conforto e eficiência no depósito e recolha de resíduos domésticos.
Esta renovação e modernização destes contentores representa um investimento de perto de 100 mil euros.
O investimento é, para o Presidente da Câmara, Almeida Henriques, “mais um passo dado na defesa da qualidade ambiental do concelho e da qualidade de vida da cidade-jardim.”
As freguesias à data com mais contentores metálicos foram as principais beneficiadas.  Destacam-se na lista Campo, Faíl e Vila Chã de Sá, São João de Lourosa, Cavernães, Mundão, Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita e Orgens.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Viseu, amanhã: Presidente da República em Visita Oficial

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, estará amanhã, terça-feira, 8 de Novembro, em visita oficial a Viseu, com a seguinte agenda pública de atos.
11h00 | Inauguração do Centro de Competências da IBM/SOFTINSA em Viseu, Parque Industrial de Coimbrões
14h00 | Inauguração da Exposição Temporária “Além de Grão Vasco. Do Douro ao Mondego: a Pintura entre o Renascimento e a Contrarreforma”, integrada no Centenário do Museu Nacional Grão Vasco
15h30 | Visita à Santa Casa da Misericórdia de Viseu – Visita à Residência D. Leonor, integrada nas comemorações dos 500 anos da Misericórdia de Viseu
16h45 |Visita ao Regimento de Infantaria 14 (RIV)

Novo Centro da IBM em Viseu é inaugurado pelo Presidente da República a 8 de novembro


Unidade de inovação tecnológica estará vocacionada para o domínio das Smarter Cities e conta empregar 120 quadros qualificados

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai inaugurar, no próximo dia 8 de novembro, terça-feira, pelas 11 horas, o novo Centro de Inovação Tecnológica da IBM em Viseu, radicado no Parque Industrial de Coimbrões.
Este investimento resulta de uma parceria da empresa com o Município de Viseu e o Instituto Politécnico de Viseu.
O novo Centro de Inovação Tecnológica de Viseu, a ser gerido pela Softinsa (empresa do Grupo IBM), é um centro multi-tecnologia que visa a prestação de serviços a clientes nacionais e internacionais, muito vocacionado para o desenvolvimento de soluções tecnológicas na área das “Smarter Cities”.
Foram já selecionados 40 profissionais que estão neste momento a receber formação no Campus Softinsa, nas instalações do Polo Tecnológico do Instituto Politécnico de Viseu, mas prevê-se que, no seu pleno funcionamento, o novo centro nearshore, localizado no Parque Industrial de Coimbrões, venha a receber 120 colaboradores.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, “com este importante investimento, Viseu demonstra a sua atratividade e conquista um selo poderoso no domínio tecnológico”. Para o autarca, “abre-se também aqui um ciclo de grande oportunidade para o desenvolvimento de Viseu como Smart City”. 

“Vinhos de Inverno” foi apresentado no dia 7 de novembro


Festival Literário “Tinto no Branco”
será a âncora da programação, de 2 a 4 de dezembro

A apresentação pública do evento "Vinhos de Inverno"
 realizou-seno dia 7 de novembro, pelas 16 horas, no Solar do Vinho do Dão.


O Festival Literário de Viseu “Tinto no Branco”, que o "Vinhos de Inverno" abraça na sua programação, será também apresentado. Depois de eleger a figura e a obra de Aquilino Ribeiro na sua edição de 2015, o festival promete novo resgate literário ligado a Viseu e uma temática renovada para conquistar apaixonados pelos livros e os vinhos.

O evento enoturístico de Viseu que promete fazer reviver o charme das lareiras do solar quinhentista e o prazer da literatura estará de regresso, de 2 a 4 de dezembro.
Da apresentação pública participarão o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, o Presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, Arlindo Cunha, e os programadores da Viseu Marca e Booktailors.

O "Vinhos de Inverno" e o "Tinto no Branco" são organizados pelo Município de Viseu e pela Viseu Marca, em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional do Dão e tendo como patrocinador principal o BiG - Banco de Investimento Global. A Galp Energia, a Litocar e a Cássia Lignéa apoiam as iniciativas.

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

“Roteiro Viseu Participa” realizou-se no dia 2 de novembro
Assembleia participativa do OP Jovem em curso e visita a projetos vencedores da edição de 2015 do OP integram roteiro
O Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, realizou  no dia 2 de novembro, o “Roteiro Viseu Participa”, aberto a toda a comunidade.
O roteiro teve início pelas 9 horas, na Escola Profissional Mariana Seixas, na rua Direita, no dia em que a comunidade escolar realiza a sua primeira assembleia, no âmbito do Orçamento Participativo Jovem e Escolar de Viseu 2016.
O novo Orçamento Participativo (o maior do país de âmbito jovem) teve o seu início no arranque oficial do ano letivo 2016-2017 e as propostas já estão a ser formuladas em 13 estabelecimentos de ensino secundário, profissional e superior do concelho.
A manhã continuou com uma visita de acompanhamento ‘in loco’ aos projetos vencedores do Orçamento Participativo 2015. Na freguesia de Orgens será apresentado um balanço final do projeto de inclusão social “Laços de Comunidade”, pelas 10 horas, seguindo-se as inaugurações do “Apeadeiro de Lazer e Cultura Jorge Braga da Costa”, na freguesia do Campo, e do “Balneário Público de Ribafeita”.
O “Roteiro Viseu Participa” terminou com uma visita ao projeto da Escola de Artes de Silgueiros, também vencedor do Orçamento Participativo 2015, e que se desenvolve a bom ritmo com o trabalho do Grupo de Teatro de Passos de Silgueiros (GRUTEA).
Para o Presidente da Câmara, Almeida Henriques, “estes são projetos que falam já por si. São projetos desejados, rapidamente postos no terreno e que têm a marca da participação e do envolvimento da comunidade de Viseu.”
Almeida Henriques salienta o compromisso do Município de Viseu em aprofundar a cultura da democracia participativa em Viseu. “Com um pé nos projetos concluídos ou em execução, e outro numa nova experiência com as escolas secundárias, profissionais e de Ensino Superior, o Município não abre mão de levar a experiência da participação a todo o concelho”.
O “Roteiro Viseu Participa” visa convidar a comunidade de Viseu a conhecer “por dentro” a execução dos projetos eleitos pelos cidadãos na edição de 2015 do Orçamento Participativo, numa prática de transparência e apresentação de resultados.
Com a terceira edição do Orçamento Participativo, atualmente em curso, o Município soma um orçamento já superior a meio milhão de euros para este mecanismo de participação.