Espaço de notícias da região centro

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Rui Moreira e Almeida Henriques declaram “Tinto no Branco” o amor às suas cidades


Festival literário, integrado no salão “Vinhos de Inverno”, arranca esta sexta-feira tendo por mote o “Amor de Perdição” de Camilo Castelo Branco


O festival literário “Tinto no Branco”, integrado no evento vínico “Vinhos de Inverno”, arranca esta sexta-feira, 2 de Dezembro, pelas 18 horas, em Viseu, no quinhentista Solar do Vinho do Dão.
O
s presidentes das câmaras municipais do Porto e Viseu, Rui Moreira e Almeida Henriques, dão o pontapé de saída na programação, pelas 19 horas, com uma conversa em torno dos amores às suas cidades, tendo por moderador Francisco José Viegas.

Este ano, a organização – a cargo do Município de Viseu e da Viseu Marca – elege o tema do Amor para o festival literário e resgata a obra “Amor de Perdição” de Camilo Castelo Branco, cuja narrativa acontece em boa parte na cidade vinhateira do Dão, abrigo do expoente máximo do romantismo português. As afinidades simbólicas e literárias entre o Amor e o Vinho serão exploradas no evento, tal como o amor trágico de Simão e Teresa (afinal, Romeu e Julieta de Viseu) servem de mote a diversas conversas literárias e aos espetáculos de poesia e stand-up.

Ao todo, o salão “Vinhos de Inverno” e o seu festival literário apresentam-se com 40 momentos de programação ao longo de três dias, entre conversas e espetáculos literários, provas de vinhos e sabores do Dão, ateliês artísticos, apresentações de livros, workshops vínicos, Dão parties, concertos e muita animação musical. Participam do evento 30 escritores, entre romancistas, poetas, historiadores e ensaístas.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “Viseu será nestes dias a cidade vinhateira mais apaixonante do país. Este que é o evento de charme de Viseu voltará a reanimar o Solar quinhentista do Vinho do Dão, a reacender as suas lareiras, e a desafiar população e visitantes a apaixonarem-se pela nossa cultura, pelas estórias e os sabores de Viseu no Inverno.”

Neste festival são resgatados outros amores perdidos de Viseu e do país. Da programação faz parte o lançamento da edição comemorativa em DVD dos primeiros dois filmes sobre Viseu, da autoria de Almeida Moreira e de Amélia Borges Rodrigues e datados dos anos 30 do séc. XX, assim como a pré-apresentação de uma obra sobre a criação fotográfica quase secreta de Domingos Alvão sobre três regiões vinhateiras – entre as quais a do Dão – na primeira metade do séc. XX, autoria de Manuel Carvalho.

A leitura de poesia no quarto escuro regressa depois de lotação esgotadíssima em 2015. Desta vez apelidada de “Amor às cegas”, traz as vozes de Filipe Vargas, Luís Filipe Borges, Mariano Marovatto e Rita Brütt, na noite de sexta, às 23 horas.

Também a espiritualidade e as suas afinidades com os vinhos e o amor entram em cena no festival. A conversa “Tomai todos e bebei” e o espetáculo de poesia “Missa Mal Dita” marcam o dia de sábado. A primeira traz a Viseu o escritor e jornalista António Marujo, o poeta Daniel Jonas e o escritor e tradutor da Bíblia Frederico Lourenço. De seguida Renato Filipe Cardoso serve poesia satírica e humor.

As famílias e os mais novos não serão esquecidos. Além de um espaço infantil para acolher os petizes enquanto os crescidos visitam o salão de vinhos, haverá ainda espetáculos juvenis, sessões de magia e um ateliê de ilustração por Paulo Galindro.

Para a manhã de domingo, está marcado no calendário um passeio no comboio turístico por Viseu com um guia especial: Joel Cleto convida para uma viagem pela “história e estórias” da cidade de Viriato, incluindo a do “Amor de Perdição” de Camilo, e apresenta-se na pele de um narrador para todas as idades.

O cartaz musical dos “Vinhos de Inverno” apresenta-se em 2016 reforçado. Os charmants Lucky Duckies, Francisco Cappelle, Soul Orquesthra ou Carlos Viçoso sobem ao palco das tendas Tinta e Branca instaladas nos Jardins do Solar.

O “Vinhos de Inverno” terá ainda duas Dão Parties, nas noites de sexta e sábado, a primeira com Jonny Abbey e a segunda com a DJ Rita Mendes.

O evento conta com o patrocínio do BiG – Banco de Investimento Global, tendo a Comissão Vitivinícola Regional do Dão, a Galp Energia, a Litocar e a Cássia Lignéa como parceiros. A Booktailors é a empresa parceira na organização do festival literário.

Toda a programação dos “Tinto no Branco” e dos “Vinhos de Inverno” está disponível e atualizada nos sites www.vindimasviseu.pt ewww.tintonobranco.pt

Sem comentários: