Espaço de notícias da região centro

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Câmara de Viseu remove mais de 90% dos carros abandonados nas ruas da cidade


Ao todo, ao longo de meio ano, foram identificadas 
280 veículos abandonados e 260 foram retirados

A operação de remoção de carros abandonados lançada pela Câmara Municipal de Viseu em Abril passado diminuiu drasticamente este foco problemático na cidade de Viseu.

O Presidente da Câmara, Almeida Henriques, fala da “cura progressiva de um cancro ambiental e urbano de insegurança. Menos de 7 meses depois, reduzimos em mais de 90% este problema tão típico das cidades portuguesas”.

Ao todo, ao longo de meio ano, foram retirados das ruas de Viseu 260 carros em estado de abandono, 178 dos quais voluntariamente pelos seus proprietários após a notificação camarária. Ao todo foram identificados mais de 280 viaturas nesta situação. 

Com esta operação, a primeira do género em Viseu e uma das pioneiras no país, pela sua organização e sistematização, o Município visa transformar, progressivamente, Viseu numa cidade livre de veículos abandonados no espaço público, contribuindo para o incrementar da segurança de todos os munícipes ao eliminar possíveis focos de vandalismo. A manutenção da salubridade da via pública e a qualidade ambiental da cidade sairão também beneficiadas com esta operação.

Neste momento, os armazéns municipais preparados para receber as viaturas rebocadas reservam ainda 67 veículos, de um total de 82 carros recebidos. 15 cidadãos vieram a recuperar a posse dos seus veículos já neste parque.

A operação gerou um rendimento de 4000 euros que permite fazer face aos custos com a utilização do reboque. Metade desse valor resulta da cobrança de coimas associadas à intervenção e outra metade da venda de veículos colocados em hasta pública.

Entretanto, 4 outros veículos foram prescindidos pelos seus proprietários a favor da Câmara Municipal, que os irá também colocar em hasta pública.

Sem comentários: