Espaço de notícias da região centro

domingo, 4 de dezembro de 2016

1ª Feira de Proteção Civil de Vouzela divulgou meios e entidades envolvidos no setor

1ª Feira de Proteção Civil de Vouzela divulgou meios e entidades envolvidos no setor


Vouzela recebeu no passado fim de semana, de 25 a 27 de novembro,  1ª edição da Feira de Proteção Civil “Vouzela Protege”.

A iniciativa, promovida pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vouzela e Câmara Municipal, contou com a presença, na inauguração, do Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, e do Presidente da Câmara, Rui Ladeira.  

Na ocasião, o autarca agradeceu a todos os envolvidos na concretização do certame, enaltecendo, em particular, o papel dos Bombeiros de Vouzela na organização, reforçando também o empenho que demonstram, durante o ano inteiro, não só no combate aos incêndios florestais, mas também no socorro às populações e aos seus bens.

Coragem e respeito valorizados igualmente pelo Secretário de Estado, que aproveitou a oportunidade para enfatizar o trabalho da proteção civil que é "feito 365 dias por ano". Facto que, segundo Jorge Gomes, "só vem dar força àquilo que se pretende com esta iniciativa e que é mostrar os meios e os agentes envolvidos num setor que se deve preparar durante o ano inteiro e não numa altura específica”.

Na inauguração da 1ª Feira de Proteção Civil de Vouzela, que se realizou no dia 25, marcaram ainda presença vários autarcas e entidades do concelho e concelhos vizinhos, bem como corporações de bombeiros e forças de segurança do distrito.
 
No sábado, dia 26, paralelamente à feira na zona industrial de Monte Cavalo, decorreu no cineteatro o seminário “O passado, o presente e o futuro das Associações de Bombeiros e da Proteção Civil em Portugal” que contou com o contributo de vários oradores com experiência na área e com ligações à estrutura dos bombeiros e da Proteção Civil. 

No último dia do certame destaque para o exercício com simulação de acidente de viação, que envolveu algumas corporações de bombeiros da região, e que permitiu simular os procedimentos e os meios a utilizar num acidente de viação com encarceramento.

A 1ª Feira de Proteção Civil de Vouzela contou com a presença de 25 entidades e empresas do setor e teve como principal objetivo dar a conhecer a missão, os meios e os recursos das entidades envolvidas na área,  possibilitando também o contacto direto e a interação com a população.



Sem comentários: