Espaço de notícias da região centro

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Programa municipal de apoio ao desporto em 2017


Município investiu um 1,1 milhões de euros em contratos-programa com 33 clubes e associações em 2016, beneficiando 3279 atletas

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, apresentou no dia 21 de novembro, a edição do programa municipal de apoio ao desporto para o ano de 2017, à qual podem concorrer as associações e clubes do concelho.
Com este encontro, a Câmara de Viseu abre caminho para a realização de novos contratos-programa para o ano 2017, consolidando a sua aposta no fomento da prática desportiva de qualidade em todo o concelho e numa relação de cooperação transparente com as instituições do setor. Uma das novidades será a abertura de dois períodos distintos de candidaturas.
A reunião com os dirigentes de associações e clubes desportivos do concelho teve lugar no auditório do IPDJ, pelas 21 horas, e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, e do Vereador com o pelouro do desporto, Guilherme Almeida. 
Em 2016, a Câmara Municipal de Viseu investiu um milhão e cem mil euros (1,1 milhões de euros) no apoio ao associativismo desportivo, mais 200 mil euros face a 2015, através da celebração de contratos-programa com 33 clubes e associações do concelho (mais 10 face a 2013). Um esforço que a autarquia espera renovar em 2017.
Esta política estruturada de apoio permitiu beneficiar, em 2016, 3279 atletas em 18 modalidades desportivas distintas. Do financiamento global atribuído, 71% do investimento teve aplicação direta no apoio às atividades desportivas federadas e não federadas e a jovens atletas, sem esquecer a isenção de taxas de utilização dos equipamentos desportivos municipais.
Destaque ainda para um aumento significativo na manutenção e requalificação de instalações e equipamentos desportivos. São exemplos desse investimento a substituição dos relvados sintéticos dos campos de ténis e de futebol 1º de Maio e de 7 no Parque do Fontelo, a construção do campo de futebol de 7 em Lordosa e a colocação do relvado sintético para o novo campo de futebol de 11 do complexo desportivo do FC de Ranhados, este último através de um financiamento de 126 mil euros. 
O programa municipal de apoio ao movimento associativo desportivo visa apoiar clubes e associações do concelho que tenham um papel ativo na promoção do desporto em modalidades diversas. Esta cooperação traduz-se num conjunto de apoios financeiros, materiais e logísticos com vista à formação de atletas, à incrementação do acesso à prática desportiva e à qualidade e bem-estar da comunidade.

Sem comentários: