Espaço de notícias da região centro

sábado, 26 de novembro de 2016

Edição comemorativa de filmes históricos de Viseu apresentada esta segunda-feira


Município e Cine Clube de Viseu têm pronta edição exclusiva de dois filmes de Viseu dos anos 30 do século XX, da autoria de Almeida Moreira e Amélia Borges Rodrigues

A Câmara Municipal de Viseu e o Cine Clube de Viseu apresentam esta segunda-feira, 28 de novembro, à comunicação social, a edição comemorativa do DVD “Viseu Antiqua et Nobilissima”, que reúne de forma inédita os dois primeiros filmes promocionais de Viseu, da década de 30 do século XX, da autoria do Capitão Almeida Moreira e de Amélia Borges Rodrigues.
A apresentação terá lugar na casa do Capitão, o Museu Almeida Moreira, pelas 15H30. Marcarão presença o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, o Sub-director da Cinemateca Portuguesa, Rui Machado, e o representante da Direção do Cine Clube de Viseu, Rodrigo Francisco.
Ambos os filmes são um importante testemunho visual da cidade da primeira metade do século XX, a preto & branco, e uma visão de época sobre a promoção turística de Viseu, propondo um roteiro que concilia património e cultura urbana e rural. Os filmes constituem também um valioso testemunho da cinematografia nacional e dos conceitos e práticas do cinema à época.
Para o Município, esta edição comemorativa valoriza este património cultural imaterial de Viseu e permite partilhá-lo com a comunidade, visitantes, turistas e cinéfilos.
A apresentação ao público da edição “Viseu Antiqua et Nobilissima” terá lugar no próximo dia 4 de dezembro, pelas 18 horas, no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, momento integrado no âmbito do Festival Literário “Tinto no Branco” e do evento “Vinhos de Inverno”.  
Esta edição é uma iniciativa do Município de Viseu e do Cine Clube de Viseu, em parceria com a Cinemateca Portuguesa – Museu de Cinema e a participação do Conservatório Regional de Música de Viseu, Dr. Azeredo Perdigão.

Sem comentários: