Espaço de notícias da região centro

terça-feira, 18 de outubro de 2016

A Câmara de Viseu anunciou hoje que as candidaturas ao concurso municipal de apoio a projetos culturais e criativos para 2017, que tem um orçamento de meio milhão de euros, estão abertas até 15 de novembro.

Com o concurso Viseu Terceiro, que vai na terceira edição, o município quer "estimular a produção de projetos independentes em áreas-chave da programação e criatividade culturais do concelho" e "a formação artística de talentos e de novos públicos".
"O Viseu Terceiro é hoje um modelo de financiamento transparente, regular e com sentido estratégico no desenvolvimento criativo e cultural local e favorece um planeamento consistente da agenda de eventos com potencial turístico", sublinha o presidente da Câmara, Almeida Henriques.
O executivo tinha aprovado no início do mês o lançamento deste concurso, com o mesmo orçamento do ano passado e algumas normas novas.
O concurso mantém o orçamento de 300 mil euros para projetos consolidados e de 200 mil euros para projetos novos ou emergentes.
Uma das novidades deste ano é o facto de as normas de acesso "preverem a possibilidade de serem pré-aprovados projetos plurianuais, ainda que seja condicionada a aprovação da sua programação anual específica".
As normas de acesso estipulam também que as entidades beneficiárias que violem as obrigações do concurso "ficam impedidas de apresentar a sua candidatura aos concursos do mesmo ano, bem como nos dois anos civis seguintes".
O apoio financeiro máximo a atribuir por candidatura mantém-se nos 125 mil euros.
No entanto, "somando apoios não financeiros do município, como apoio na logística, isenção ou redução de taxas municipais, etc., o apoio ao projeto pode ascender até 137.500 euros", refere a autarquia.

Sem comentários: