Espaço de notícias da região centro

sábado, 25 de junho de 2016

III Festival Gastronómico da Vitela de Lafões com mais de 2 mil refeições servidas

III Festival Gastronómico da Vitela de Lafões com mais de 2 mil refeições servidas

Foram servidas mais de 2 mil refeições durante a terceira edição do Festival Gastronómico da Vitela de Lafões, uma iniciativa promovida pelo Município e pela Escola Profissional de Vouzela no passado fim de semana, de 3 a 5 de junho. Já o total do número de visitantes é estimado em cerca de 4 mil.

Ao longo de três dias, num espaço preparado e decorado a preceito na Alameda D. Duarte de Almeida, foi possível saborear a genuína Vitela de Lafões IGP, confecionada das mais variadas maneiras pelos seis restaurantes aderentes.

O Festival tem como principal objetivo promover a confeção de Vitela de Lafões com certificação de Indicação Geográfica Protegida (IGP), garantindo a qualidade do produto e aumentando o rendimento dos criadores das raças de bovinos autóctones.

O certame foi inaugurado ao final da tarde do dia 3 de junho, num cerimónia que contou com o eurodeputado Fernando Ruas como convidado especial.

Para além da vertente gastronómica, os visitantes do Festival puderam também desfrutar de passeios gratuitos em comboio turístico até às pastagens onde é criada a Vitela de Lafões, assim como conhecer e adquirir uma grande variedade de produtos endógenos na mostra que decorreu em simultâneo.

Um dos momentos altos do fim de semana foi de novo o cortejo de carros de vacas e alfaias agrícolas, que percorreu as ruas da vila no sábado, dia 4, uma verdadeira celebração das raízes da atividade agropecuária no concelho.

Para as crianças houve animação garantida durante todo o fim de semana, com insufláveis e uma "Quintinha dos Animais", onde puderam ver de perto alguns dos animais domésticos que povoam os campos do concelho.


O Festival Gastronómico da Vitela de Lafões regressa em 2017, mantendo as iniciativas paralelas já consolidadas, como o cortejo de carros de vacas e a mostra de artesanato e produtos endógenos, mas também novidades introduzidas este ano, como os passeios em comboio turístico, a "Quintinha dos Animais".

Sem comentários: