Espaço de notícias da região centro

sábado, 28 de maio de 2016

770 crianças participaram no 1º ciclo do Serviço Educativo da Águas de Viseu

770 crianças participaram no 1º ciclo do Serviço Educativo da Águas de Viseu
Alunos de 37 escolas básicas do concelho visitaram a ETAR Viseu Sul. Município renova aposta na iniciativa e retoma as visitas escolares já no próximo ano letivo
Nos últimos dois meses, 770 crianças viajaram até à ETAR Viseu Sul para uma aprendizagem in loco do ciclo da água, do seu uso sustentável e do tratamento nesta infraestrutura.
A primeira fase do Serviço Educativo teve como público-alvo os alunos do 4ºano, tendo registado a participação de 37 escolas básicas do concelho de Viseu, ao longo de quinze dias.
No decorrer das visitas escolares, meninos e meninas tiveram a oportunidade de experienciar e testar os primeiros recursos didáticos desenvolvidos, nomeadamente um filme e um livro lúdico-pedagógicos, mas também usufruir de visitas guiadas às diversas zonas e equipamentos da infraestrutura. Os jovens alunos participaram ativamente no debate, colocando questões e pondo à prova os conhecimentos teóricos adquiridos em contexto de sala de aula.
O interesse manifestado pelos alunos durante as visitas motivou também a elaboração de diversos trabalhos, nomeadamente composições e desenhos, alusivos à experiência na ETAR Viseu Sul.
O projeto da Águas de Viseu cumpre assim um dos seus objetivos prioritários junto da comunidade escolar na sensibilização e educação para o uso racional e sustentável deste recurso.
O sucesso comprovado da iniciativa motiva a aposta na renovação do serviço educativo por parte do Município, que dará continuidade às visitas escolares à ETAR Viseu Sul já no próximo ano letivo.
“O 1º ciclo do serviço educativo da Águas de Viseu revelou-se um sucesso”, conclui o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques. “Os resultados expressivos e positivos do serviço educativo estimulam-nos a continuar esta aposta”, salienta. “O Município continuará a eleger os alunos do concelho como embaixadores da mudança e da qualidade de vida da cidade-jardim”, conclui o autarca.
O 1º serviço educativo da Águas de Viseu foi lançado a 21 de março, com uma primeira visita inaugural à ETAR Viseu Sul, na freguesia de Fail e Vila Chã de Sá, onde foram apresentados os recursos pedagógicos com vista à educação e sensibilização ambiental das crianças, especialmente no uso racional da água.

Sem comentários: