Espaço de notícias da região centro

sexta-feira, 11 de março de 2016

Município de Viseu e Banco de Portugal fecham acordo para utilização de edifício histórico


Câmara toma a iniciativa de elaborar plano energético concelhio e inventário de emissões de CO2


A Câmara Municipal de Viseu aprovou hoje, na sua reunião de Câmara, um acordo de cooperação com o Banco de Portugal para a cedência, utilização e valorização do piso superior do edifício histórico da instituição, situado na cidade, na Praça do Município.

O acordo tem vindo a ser trabalhado desde há um ano, significando para a autarquia “uma dupla conquista”: por um lado, a restituição à cidade de um património histórico pouco conhecido e que se encontra hoje devoluto e fechado; por outro, a transferência de serviços municipais para um contexto com melhores condições de trabalho.

O contrato de comodato não terá associado qualquer custo de renda.

No piso que será cedido para utilização pelo Banco de Portugal serão instalados, após obras de adaptação, as divisões municipais de Estudos e Planeamento e de Cultura.

Situado no Rossio, e com ligação a duas artérias emblemáticas da cidade, a rua Formosa e a rua da Paz, o edifício do Banco de Portugal foi edificado entre 1920 e 1930, com a assinatura de João de Moura d’Eça. Arquitetonicamente pauta-se pela sua monumentalidade de tradição clássica, combinando diversos materiais construtivos marcantes da praça: o mármore, o granito e o ferro.

Nesta reunião, o Município de Viseu aprovou ainda a elaboração de um Plano Estratégico de Energia Sustentável para o concelho, que integrará um inventário das emissões de CO2 e apresentará medidas de resposta às alterações climáticas.

A medida visa conhecer as fontes poluentes do concelho e contribuir para a diminuição das emissões de CO2, através de uma gestão e consumo mais eficientes da energia.

O plano será elaborado tecnicamente pela Associação de Desenvolvimento e Investigação de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu. O Município investirá nestes trabalhos 25 mil euros.

A Câmara aprovou ainda o concurso de marchas populares para 2016. Os prémios ascendem a 15 mil euros de investimento e os apoios aos grupos participantes até 35 mil euros, num máximo de 3000 euros por grupo.

As efemérides dos 100 anos do Museu Nacional Grão Vasco e da Inauguração da Câmara Municipal e dos 500 Anos da Dedicação da Sé de Viseu e da Misericórdia de Viseu serão os temas desta edição.

As categorias de prémios distribuem-se entre Infantis, Juvenis e Seniores, Melhores Adereços, Melhor Coreografia, Melhor Marcha e Melhor Traje.

Sem comentários: