Espaço de notícias da região centro

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

60 crianças são “deputados” para debater o património histórico de Viseu

Assembleia Municipal Infantil regressa a Viseu esta sexta-feira

A Assembleia Municipal Infantil de Viseu realizou-se no dia 19 de fevereiro, pelas 9H30, no Solar dos Peixotos.
A sessão plenária foi constituída por 60 crianças, eleitas entre os alunos do 4º ano do Ensino Básico do concelho.
Foi tema da ordem de trabalhos o património do Centro Histórico de Viseu, com especial enfoque nas efemérides assinaladas este ano em Viseu: os 100 anos do Museu Nacional Grão Vasco e da inauguração do edifício dos Paços do Concelho e os 500 anos da Sé Catedral de Viseu e da Santa Casa da Misericórdia.
Pela primeira vez, o Jardim Escola João de Deus esteve representado pelos seus “deputados”, aos quais se juntam alunos dos Agrupamentos de Escolas da Zona Urbana, Viso, Viseu Norte, Viseu Sul e Mundão, assim como dos Colégios Imaculada Conceição e Via Sacra.
No âmbito da iniciativa, foram apresentados os resultados finais do concurso de cartazes escolares, subordinados à temática escolhida. Os vencedores foram anunciados na sessão plenária e os trabalhos finalistas serão expostos no Solar dos Peixotos.
A Assembleia Municipal Infantil de Viseu visa aproximar e fomentar a interação entre o Município, a Assembleia Municipal e a comunidade escolar. A iniciativa promoveu ainda o exercício cívico e o fortalecimento da capacidade de argumentação dos jovens, num ambiente que incentiva o respeito e tolerância de opiniões.
A sessão plenária foi transmitida em direto, via online, numa colaboração com os alunos da Escola Profissional Mariana Seixas.

Sem comentários: