Espaço de notícias da região centro

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Festival Literário de Viseu “Tinto no Branco” arranca esta sexta-feira
É o primeiro festival literário temático sobre vinhos. 25 escritores e quase 30 empresas vinícolas põem à prova a literatura e os néctares do Dão

Arranca esta sexta-feira, 4 de dezembro, em Viseu, o salão “Vinhos de Inverno”, no Solar do Vinho do Dão, que se prolonga até domingo, 6 de dezembro. Um brinde ao Dão marca o momento inaugural, às 18 horas de sexta-feira.
O cabeça de cartaz do evento é o 1º Festival Literário de Viseu. Batizado de “Tinto no Branco”, o festival traz 25 escritores a Viseu e será o grande destaque deste evento vínico e enoturístico  de Viseu que se estreou em 2014, e que volta a dar uma nova vida ao emblemático Solar quinhentista do Vinho do Dão.
Nos “Vinhos de Inverno” e no “Tinto no Branco” põem-se à prova, num programa integrado, os sabores dos vinhos do Dão e os saberes da literatura portuguesa e universal. Participam do programa 25 escritores e quase 30 empresas vinícolas.
A programação, ao longo dos 3 dias, é composta por mais de 30 conversas, ateliers, workshops vínicos, visitas guiadas, espetáculos literários e musicais, e “wine parties” fora de horas. Entre os momentos, os visitantes terão à sua disposição espaços de prova de vinhos, compra e contacto com os produtores e enólogos da região, espaços de sabores e a mesa de um restaurante criado para o evento.
Para Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, “o ‘Tinto no Branco’ confirma Viseu como cidade vinhateira e destino cultural ao longo de todo o ano. Na cidade do Dão, os livros e as conversas combinam na perfeição com os néctares da região e os encantos do frio”.
A primeira conversa com nomes das letras, esta sexta-feira, junta na mesma mesa Francisco José Viegas, José Manuel Fajardo e Manuel Carvalho. O mote é de Aquilino Ribeiro, autor inspirador do festival: “o pior dos crimes é produzir vinho mau, engarrafá-lo e servi-lo aos amigos”. É às 21H30, no Solar.
Afonso Cruz, Rui Cardoso Martins, Fernando Dacosta, Francisco José Viegas, Bruno Vieira Amaral estão entre os nomes confirmados para o “Tinto no Branco”, bem como os “viseenses” João Luís Oliva e António Gil.
Toda a programação dos “Tinto no Branco” e dos “Vinhos de Inverno” estará disponível nos sites www.vindimasviseu.pt ewww.tintonobranco.pt
A Booktailors é a empresa responsável pela produção executiva do festival literário.
O evento “Vinhos de Inverno” está integrado na agenda do Município para promoção de Viseu como destino vinhateiro e cidade do Dão e conta com o patrocínio do BiG – Banco de Investimento Global. A Comissão Vitivinícola do Dão e o Turismo do Centro são parceiros da iniciativa. A Galp patrocina a primeira edição do “Tinto no Branco”.

Sem comentários: