Espaço de notícias da região centro

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Câmara de Viseu investe 1 milhão de euros no apoio a associações e clubes desportivos em 2016
Número de mulheres atletas duplicou em 2015


A Câmara Municipal de Viseu disponibiliza, para o ano de 2016, um apoio global de um milhão de euros a associações e clubes desportivos. O convite à apresentação das candidaturas decorre até 11 de dezembro.

Os objetivos, medidas e regras do novo programa municipal de apoio ao associativismo desportivo foi apresentado há dias pelo Presidente da Câmara, Almeida Henriques, e pelo Vereador do Desporto, Guilherme Almeida, em reunião com as instituições do setor no concelho.

700 mil euros desse apoio deverão ser concedidos a título de incentivo financeiro, em particular para a formação de crianças e jovens, para a capacitação técnica dos clubes e para o fomento de atletas de alto rendimento. A restante fatia será concedida através de apoios não financeiros em equipamentos, logística e serviços.

Para Almeida Henriques “o Município reconhece a importância vital do desporto para a qualidade de vida no concelho e na formação dos jovens. Por isso manterá este investimento em 2016, mesmo num cenário em que o orçamento municipal quebra 3 milhões de euros”.

“Em 2 anos – explica Almeida Henriques –aumentámos os apoios diretos em mais de 40%, diversificando modalidades, abrangendo mais instituições e clubes, e incrementando em 35% o número de atletas apoiados, nomeadamente mulheres”.

O aumento do apoio a atletas federados e a mulheres atletas foram dos aspetos mais destacados por Almeida Henriques num encontro que promoveu com os dirigentes de associações e clubes desportivos.

“Em 2013 apoiávamos 2644 atletas federados. Em 2015 apoiamos quase mais mil atletas: 3569”, referiu. No que respeita ao desporto no feminino, em 2013 o Municipio apoiou 419 mulheres atletas. Em 2015, foram mais 353, ou seja, 772. “Quase o dobro”, sublinha o autarca. “Este crescimento e esta força não são acidentais. Não são fruto do acaso.”

A realização de contratos-programa desportivos será o resultado deste convite às instituições do setor. Estes contratos são para o Município de Viseu um instrumento que privilegia a estabilidade, o planeamento estratégico e a transparência.

“Desejamos que o funcionamento das instituições e dos projetos desportivos decorra sem sobressaltos e desejamos que esta relação de cooperação seja transparente, que cada um saiba com o que conta”, defendeu o Presidente da Câmara no encontro com os dirigentes desportivos.

No seu programa de apoio para 2016, o Município prevê ainda o financiamento da prática e da formação desportivas de atletas com necessidades especiais, assim como de jovens de famílias em situação de insuficiência económica. “Queremos tornar esta política cada vez mais inclusiva. O acesso ao desporto e ao bem-estar tem de ser para todos”, considera o autarca.

O programa municipal de apoio ao movimento associativo desportivo visa a atribuição de apoios financeiros, materiais e logísticos aos clubes e associações que promovem a atividade desportiva em diversas modalidades, promovendo a formação, a acessibilidade, o rendimento e a participação da comunidade.

Sem comentários: