Espaço de notícias da região centro

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Câmara de Viseu aprova financiamento a 23 projetos culturais independentes
Cresce o financiamento e o número de projetos abrangidos: município investe 564 mil euros em iniciativas que serão realizadas em 2016

A Câmara Municipal de Viseu, presidida por Almeida Henriques, aprovou hoje o financiamento de 564 mil euros a 23 projetos culturais independentes para o ano de 2016, no âmbito do concurso “VISEU TERCEIRO”.
Os projetos situam-se em diferentes áreas e expressões artísticas: da música, teatro e dança, das artes plásticas e da arte urbana, do som, design, fotografia e património.
Dos 23 projetos apoiados 6 são “consolidados” na agenda cultural do concelho e 17 “emergentes”. O grupo dos “consolidados” beneficiará de um apoio municipal de 321 mil euros, enquanto o dos “emergentes” colhe um financiamento de 244 mil euros.
Face aos apoios municipais atribuídos em 2015, o investimento do Município em 2016 crescerá 100 mil euros. O número dos projetos apoiados cresce também de 16, em 2015, para 23.
Dos 564 mil euros atribuídos, 500 mil constituem incentivos financeiros e 64 mil incentivos não financeiros, em logística, serviços e isenções de taxas.
Globalmente, somada a comparticipação municipal a outras fontes de financiamento, estes 23 projetos de criatividade e programação cultural representam um investimento de 1 milhão de euros na cultura em Viseu, no próximo ano.
O projeto “Jardins Efémeros”, promovido pela Pausa Possível - Associação Cultural e de Desenvolvimento, obtém o maior financiamento municipal do “VISEU TERCEIRO”, num valor de 134 mil euros, dos quais 121 mil em incentivo financeiro direto. No conjunto dos projetos “emergentes” a Companhia Paulo Ribeiro - Associação Cultural é a que apresenta o projeto com maior financiamento municipal, no valor de 49 mil euros.
O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, sublinhou “a forte aposta do Município na produção artística e cultural independente, mas também na renovação dos atores e da programação. Viseu está a afirmar-se como polo cultural atrativo, dinâmico e relevante na região e no país.”
Ao todo, candidataram-se ao concurso “VISEU TERCEIRO” 79 projetos.

Sem comentários: