Espaço de notícias da região centro

domingo, 11 de outubro de 2015

“OBJETOS EXPERIMENTAIS” DE ANTON BURDAKOV INSTALAM-SE NO MERCADO 2 DE MAIO, EM VISEU

Inauguração decorre hoje, pelas 21 horas. Anton Burdakov é o artista convidado

“Night Stall” é o nome da quinta instalação artística do projeto “Objetos Experimentais” , uma criação de Anton Burdakov, a inaugurar hoje, 9 de outubro, pelas 21 horas, no Mercado 2 de Maio.  
Toda a comunidade é convidada a conhecer o projeto e interagir com o mesmo até à meia-noite de sábado, na plataforma superior do Mercado 2 de Maio. A partir de domingo, a instalação estará exposta na Quinta da Cruz.
Amanhã, 10 de outubro, pelas 15 horas, Anton Burdakov realiza uma masterclass na Casa das Memórias (antiga Papelaria Dias). A inscrição é gratuita, mas sujeita a marcação prévia para o número 963 713 219.
Nesta nova instalação interativa, a luz é o elemento central e procura destacar um dos mais emblemáticos espaços do coração da cidade. O artista procurou inspirar-se em toda a envolvente visual e simbólica das praças, nomeadamente nos toldos dos cafés, nas bancas de mercado ou tendas de diversão, convidando o público a pensar diferentes usos e transformações do espaço.
O projeto “Objetos Experimentais” procura incentivar a criação artística em Viseu, privilegiando obras que coloquem o público em interação com as obras. Este é um projeto promovido pela  Galeria Saguão, com o apoio do Município de Viseu.

SOBRE ANTON BURDAKOV
Natural de Kiev, o artista partilhou a sua vida entre a Ucrânia e a Inglaterra. Foi no país britânico que desenvolveu a sua formação académica. Estudou Neurociência, em Cambridge, e Escultura no Royal College of Art, em Londres. Burdakov explora a forma como os espaços físicos afetam o indivíduo e as suas interações, projetando o processo de construção como resultado de uma expressão de desejo e determinação pessoal. Londres e Berlim são as cidades onde reside e trabalha atualmente. Realiza colaborações artísticas, curadoria de exposições e exibe o seu trabalho a nível internacional. 

Sem comentários: