Espaço de notícias da região centro

domingo, 11 de outubro de 2015

Ação na mata da Penoita terminou com balanço muito positivo

Durante dois dias, 25 e 26 de setembro, juntaram-se na mata da Penoita numerosos voluntários para participarem na ação de manutenção florestal promovida pelo Município de Vouzela e pela Federação Floresta Unida. Pessoas e grupos de todas as faixas etárias responderam assim positivamente ao repto lançado pelos organizadores da iniciativa.

O objetivo era ajudar a conservar a área rearborizada em 2014, naquela que foi considerada a maior ação de reflorestação desse ano a nível ibérico. Nesse evento, que juntou centenas de voluntários e contou com grande mediatização e o patrocínio de figuras públicas, tinham sido plantadas cerca de 20 mil árvores com o fim de recuperar uma área destruída pelo grande incêndio do Caramulo.

Foi para preservar o trabalho realizado no ano passado, que os voluntários deitaram mais uma vez mãos à obra. Nos dois dias em que durou a iniciativa foram incansáveis: controlaram espécies invasoras, eliminando mimosas e austrálias; limparam mato em redor das plantas instaladas e das que surgiram por regeneração natural; substituíram plantas que não resistiram à secura do verão; e removeram lenha e sobrantes que tinham ficado depois do abate das árvores queimadas.

Entre os participantes contaram-se os alunos do 6.º C (turma "eco-escola") da Escola Básica de Vouzela, os Bombeiros Voluntários de Vouzela, o Regimento de Infantaria 14, o Agrupamento de Escuteiros de Campia, o Grupo de Jovens de Queirã, a Associação Mata Sustentável e muitos voluntários anónimos que participaram individualmente ou trouxeram a família.

O Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Rui Ladeira, faz um balanço "muito positivo" de mais esta iniciativa. Para o autarca, "está-se a criar uma cultura de participação e de voluntariado para as causas ambientais e de defesa da floresta em espaços públicos do concelho de Vouzela".

Ainda segundo Rui Ladeira, o Município pretende continuar a envolver a comunidade na conservação e requalificação da mata da Penoita que, num futuro próximo, deverá integrar também a mata da Senhora do Castelo.


Esta ação de manutenção florestal contou com o apoio institucional do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, do Exército, dos Bombeiros Voluntários de Vouzela e do Agrupamento de Escuteiros de Campia. 

Sem comentários: