Espaço de notícias da região centro

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Viseu será capital europeia do folclore em 2018
Candidatura de Viseu à “Europeade” foi aprovada. “É um trampolim para internacionalizar a cultura da cidade-região”, acredita Almeida Henriques


O concelho de Viseu será a capital europeia do folclore em 2018.  O município viu recentemente aprovada a sua candidatura junto do Comité Internacional da “Europeade”, a organização do maior festival europeu de folclore, dança e música popular, com sede na Bélgica.

A oportunidade é saudada pelo Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques. “A organização deste festival em Viseu é um trampolim para a qualificação do nosso folclore e a internacionalização da cidade-região”, destaca o autarca.

Em 2018, Viseu deverá receberá mais de 25 grupos provenientes das principais regiões europeias com tradições de dança e música popular, num universo de cerca de cinco mil participantes.

“É a maior manifestação europeia de cultura tradicional. Será um forte vitamínico para a nossa identidade e uma oportunidade única de promoção externa”, acredita Almeida Henriques.

Constitui opção na programação proposta pelo município a realização de várias apresentações de grupos locais e regionais de folclore e cultura tradicional.

A dimensão histórica e patrimonial da cidade, as acessibilidades a Viseu, a capacidade hoteleira instalada e a experiência na organização de grandes eventos foram os principais argumentos para a aprovação, por unanimidade, da candidatura.

O primeiro festival da “Europeade” realizou-se em 1964, em Antuérpia. Em 2015, a organização esteve entregue à cidade sueca de Helsinborg, e em 2016 será a vez de Namur (Bélgica). O principal objetivo do festival é a salvaguarda e a promoção da identidade e do património cultural imaterial europeu, numa lógica intergeracional.

O Comité Internacional da Europeade é constituído por representantes da Bélgica (que preside), Alemanha, Bulgária, Chipre, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Itália, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia e Suíça.

Para a organização, “mais do que um evento, a Europeade promove a amizade europeia através da dança e da música popular”.

Sem comentários: