Espaço de notícias da região centro

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Orçamento Participativo de Viseu vai a votos amanhã

155 projetos concorrem a 150 mil euros de investimento. Votação por SMS é a grande novidade
 


O 2º Orçamento Participativo de Viseu entra amanhã, 1 de setembro, em votação. 155 projetos de 24 freguesias concorrem a um orçamento de 150 mil euros.

O orçamento máximo por projeto é de 30 mil euros e cada freguesia pode arrecadar um ou mais projetos vencedores com esse financiamento máximo. Nesta edição do Orçamento Participativo (OP) são elegíveis projetos de todas as freguesias com exceção da freguesia da cidade.

Por sua vez, cada pessoa pode votar até um máximo de 10 projetos. A votação tem este ano uma novidade: o voto por mensagem SMS, de envio gratuito. O número para o SMS é 4305 e o texto da mensagem “OP (espaço) nº do projeto”. Quem pretenda votar em mais do que um projeto, deverá enviar um SMS autónomo com o respetivo número.

A votação pode também ser efetuada online, com registo na plataforma www.viseuparticipa.pt, bem como presencialmente, nas assembleias de voto que irão percorrer as diferentes freguesias.

Também amanhã, 1 de setembro, realiza-se a primeira assembleia de voto presencial, na Feira de São Mateus (stand da cidade), pelas 18 horas.

A votação decorre até 30 de outubro.

Os 155 projetos em votação resultam de 202 propostas apresentadas pelos cidadãos. A análise à elegibilidade das propostas, realizada pela equipa municipal do Orçamento Participativo, foi objeto de uma fase de reclamação, que registou 4 exposições. Uma das propostas inicialmente rejeitada foi reconsiderada e o projeto passou a constar da lista final (o atual n.º 161 – “Requalificação da Rua do Campo da Bola na localidade de Nelas, da União de Freguesias Barreiros e Cepões”).

O número final de 155 projetos é inferior à lista de resultados provisórios (159), uma vez que foram detetados nesta fase projetos que representavam duplicações de outros existentes.

Sem comentários: