Espaço de notícias da região centro

sábado, 29 de agosto de 2015

Considerando o debate público do projeto “Via dos Duques”, de ligação rodoviária entre Viseu e Coimbra, apresentado no passado dia 7 de Agosto pela “Infraestruturas de Portugal”, entende o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, tornar pública a seguinte posição:

1.     Saúda-se o projeto da ligação em autoestrada Viseu-Coimbra apresentado pelas Infraestruturas de Portugal. Revejo-me no desenho e na solução apresentados, partindo dos pressupostos em que assentam: que o IP3 se manterá sem portagens e que a construção do IC 37 (que fará a ligação de Viseu ao IC12) se concretiza com prioridade e em perfil de autoestrada.

2.     Com esta ligação a sul de Coimbra, que defendo desde o início do meu mandato, Viseu ganhará ainda na sua ligação ao Oeste, a Lisboa e ao Algarve, encurtando a distância-tempo.

3.     As regiões de Viseu e Coimbra ganharão em termos de mobilidade, coesão territorial e atratividade económica. Alguns territórios serão ainda desencravados com esta infraestrutura. Por outro lado, a solução apresentada permite uma aproximação regional importante entre Viseu, Nelas, Seia e Gouveia.

4.     A racionalidade da operação proposta reforça as condições da sua viabilidade económica, que não devem ser embaraçadas ou postas em causa pelo período eleitoral. A execução da “Via dos Duques”, como foi batizada de forma feliz, é um imperativo. Uma ligação entre Viseu e Coimbra em perfil de autoestrada constitui um desígnio na proteção de vidas, na coesão territorial e no desenvolvimento do país.

Sem comentários: