Espaço de notícias da região centro

sábado, 29 de agosto de 2015

Câmara de Viseu aprova descontos no IMI para 8000 famílias com filhos
Bolsas de estudo para filhos de famílias numerosas no Ensino Superior e refeições escolares gratuitas para o 3º filho foram também aprovadas


A Câmara Municipal de Viseu aprovou esta quinta-feira descontos no IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) para as famílias com 2 ou mais filhos a cargo, no concelho.

Na prática, as famílias com 2 filhos a cargo passarão a beneficiar de uma redução de 15% no IMI e todas as famílias com 3 ou mais filhos dependentes de um minimização de 20%.

Viseu torna-se assim dos primeiros municípios do país a aplicar reduções de IMI para famílias com filhos, ao abrigo das possibilidades que a Lei do Orçamento de Estado deste ano prevê para a fiscalidade da Administração Local.

“Esta medida poderá beneficiar 8000 agregados familiares em Viseu, representando um investimento de mais de 300 mil euros do Orçamento Municipal”, refere o Presidente da Câmara.

O desconto aplica-se às habitações próprias e permanentes, e que sejam coincidentes com o domicílio fiscal dos titulares. O pedido de redução poderá ser feito dentro de poucos dias.

A iniciativa insere-se no pacote de 20 medidas de estimulo à natalidade e apoio às famílias numerosas no concelho de Viseu, apresentado em março passado pelo Presidente da Câmara, Almeida Henriques.

“A implementação deste pacote de medidas teve hoje um forte empurrão”, destacou o autarca. Para além da medida de redução do IMI, a Câmara aprovou ainda a gratuitidade de refeições escolares a partir do 3º filho no Pré-Escolar e no Ensino Básico, assim como 20 bolsas de estudo para filhos de famílias numerosas e carenciadas que frequentem o Ensino Superior. Pelo menos 12 destas bolsas serão destinadas a famílias numerosas (com 3 ou mais filhos).

“O Município de Viseu está na vanguarda das políticas amigas das famílias e da natalidade, em resposta àquele que é o problema estrutural número 1 do país: a crise da natalidade. Estamos a fomentar em Viseu a qualidade de vida das famílias com filhos e um ambiente propício ao crescimento demográfico”, avança o autarca.

“Vários inquéritos demonstram que há um diferencial entre a natalidade real e a natalidade desejada, o que significa que os portugueses, tal como os viseenses, desejam ter mais filhos, mas precisam de melhores condições”, explica.

Almeida Henriques justifica ainda que a medida se insere numa lógica social redistributiva dos recursos municipais, com base em “políticas com sentido”. “A promoção da natalidade e o apoio às famílias são hoje políticas com sentido. Esta é uma prioridade prática na devolução dos recursos municipais à comunidade, que resulta de uma boa gestão financeira”, conclui.

Portugal é hoje o país da União Europeia com menor índice de natalidade (cerca de 1,2 filhos por casal) e é o 6º país mais envelhecido do mundo.


Sem comentários: