Espaço de notícias da região centro

sábado, 18 de julho de 2015

Reabilitação da ponte de Ribafeita avança ainda no verão de 2015
Prioridades de reabilitação de pontes no concelho de Viseu representam 800 mil euros de investimento


Os presidentes das Câmaras Municipais de Viseu e de São Pedro do Sul, Almeida Henriques e Vítor Figueiredo, assinaram esta quarta-feira, 15 de julho, o acordo de cooperação para a execução da obra de recuperação e conservação da ponte de Ribafeita sobre o rio Vouga, que liga os dois concelhos.

O investimento ascende a 100 mil euros e será financiada em conjunto pelos dois municípios. A responsabilidade de lançamento do concurso e gestão e acompanhamento da obra cabe ao Município de Viseu.

A Câmara de Viseu promoveu recentemente uma inspeção à infraestrutura, tendo detetado problemas no estado de conservação de um dos pilares da ponte, o que conduziu à limitação da circulação de veículos de carga igual ou superior a 3,5 toneladas e ao avanço desta empreitada de manutenção e conservação.

O Presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, anunciou no ato de assinatura do acordo que a empreitada deverá avançar ainda no verão de 2015. “Não quisemos perder tempo e lançámos já o concurso público. Neste momento analisam-se as propostas recebidas. Acreditamos que até ao final do verão a obra será lançada”, informou.

Almeida Henriques tornou ainda público que a obra de reabilitação da ponte de Bodiosa a Velha entrou recentemente em fase de execução, num investimento de cerca de 70 mil euros.

Segundo o Presidente da Câmara, “o conjunto das obras prioritárias de reabilitação a sete pontes no concelho representa um investimento de 800 mil euros. É um encargo e uma responsabilidade para os quais o Estado Central deixou de olhar mas que justificam medidas específicas de apoio. Os territórios não podem estar ao abandono e estas infraestruturas carecem de investimento na sua conservação”.

Nesse conjunto com grau de manutenção e conservação mais urgente estão as pontes de Faíl (que deverá ser substituída), de Santos Evos, de Vila Nova, do Vouguinha e de Cova do Gato, para além das de Ribafeita e Bodiosa.

Sem comentários: