Espaço de notícias da região centro

sábado, 28 de março de 2015

“Academia Dão Petiz” arranca esta quarta-feira
Serviço educativo para o mundo rural estreia-se em seis quintas de Viseu
 
A “Academia Dão Petiz” arranca esta quarta-feira, 25 de Março, com mais de 60 crianças fundadoras e cerca de 20 professores e alunos das Escolas Superiores Agrária e de Educação de Viseu.
 
Este é um serviço educativo inovador voltado para o mundo rural, onde as crianças são desafiadas a pôr a “mão na massa” e na terra. Neste ano de estreia, a Academia irá tratar, em 5 dias dos próximos 8 meses, um dos ciclos da terra mais característicos da região de Viseu e do Dão: o ciclo da vinha.
 
A etapa inicial do ciclo tem início às 9H30 e prolonga-se até às 17H00 nas diferentes Quintas aderentes ao projeto: Quinta de Reis, Vinha Paz, Turquide, Lemos, Falorca e Pedra Cancela.
 
A primeira atividade diz respeito ao desenvolvimento vegetativo, no qual é possível observar a formação do cacho das uvas. As crianças terão a oportunidade de passar um dia na quinta, colocando-se na pele do agricultor/produtor, do repórter e do investigador.
 
A “Academia Dão Petiz” é uma iniciativa do Município de Viseu, desenvolvida numa parceria com as Escolas Superiores Agraria e de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Visa a sensibilização da comunidade para a importância e a identidade do mundo rural de Viseu e a formação infanto-juvenil para os ciclos da terra, em programas pedagógicos cientificamente assistidos.
 

Sem comentários: