Espaço de notícias da região centro

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Bairro Municipal de Viseu classificado como “Património Municipal”
 
A Câmara Municipal de Viseu classificou hoje, 12 de fevereiro, o “Bairro da Cadeia/ Bairro Municipal de Viseu” como “Património de Interesse Municipal”, numa decisão unânime.
 
Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, “esta classificação faz justiça ao valor patrimonial, histórico e afetivo do Bairro e é mais uma garantia dada ao projeto da sua reabilitação. É mais um passo em frente e um compromisso cumprido.”
 
Edificado entre 1946 e 1948, como “Bairro de Casas para Classes Pobres”, o Bairro Municipal de Viseu foi considerado pela Câmara como “um bem cultural relevante, material e imaterial, da cidade de Viseu e da sua história social do século XX, sendo simultaneamente um testemunho singular e significativo da arquitetura portuguesa no tempo do Estado Novo”. O município fundamentou ainda a sua decisão na importante dimensão humana e social do Bairro e da sua história.
 
O “Bairro da Cadeia / Bairro Municipal de Viseu” situa-se ainda de forma muito próxima do coração da cidade e do rio Pavia, e da sua envolvente direta fazem parte uma escola primária e o Estabelecimento Prisional de Viseu (“Cadeia da Comarca”), também obras do Estado Novo. O projetista do bairro, Travassos Valdez, é ainda um nome de referência da arquitetura desse período, sendo o autor do “Estádio 1º de Maio”, em Braga, Monumento de Interesse Público.
 
A futura operação de reabilitação terá em conta objetivos de combate à pobreza e à exclusão e de valorização social e cultural. Brevemente, será também iniciada no Bairro a obra de execução do projeto vencedor do 1º Orçamento Participativo de Viseu, relativo à reabilitação de coberturas, portas e janelas de habitações do Bairro. Também este facto pesou na decisão da Câmara. “Embora destituído de valoração patrimonial strictu sensu, configura um indicador social sobre a importância identitária do bem e da sua história na comunidade”, lê-se no projeto de decisão.
 

Sem comentários: