Espaço de notícias da região centro

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Festival 4 Estações regressa para comemoração do outono

Está de regresso o Festival 4 Estações, desta vez alusivo ao tema “Magustos e Cogumelos -à descoberta dos 7 vales encantados: o Couto, os Carvalhais e a Serra”.

O evento, que se realizará nos dias 8 e 9 de novembro, tem como objetivo sensibilizar a comunidade local para a preservação e valorização do património natural do concelho, propondo um conjunto de iniciativas para todas as faixas etárias.



Laboratórios de campo, oficinas de fotografia, recolha e identificação de cogumelos, percursos pedestres, passeio de caiaque, magusto e cantos polifónicos são as propostas para um programa todo ele a pensar nas cores e sabores do outono.

Para mais informações ou inscrições, os interessados poderão contactar o Posto de Turismo de Vouzela, pelo 232 740 070 ou pelo mail gab.turismo@cm-vouzela.

Os preços para um dia são de 10 euros ou de 16 euros para os dois dias e inclui seguro; 2 noites no Parque de Campismo de Vouzela; transporte; degustação de produtos locais; refeições; oficinas e programa cultural.

Para crianças até 12 anos (inclusive) é gratuito e dos 13 aos 16 as inscrições ficam pela metade do preço de adulto.

O Festival 4 Estações é promovido pelo Município de Vouzela e ADDLAP e conta com o apoio da empresa Campiplanta e do restaurante Margarida.

 

PROGRAMA
8 NOVEMBRO – NOS TRILHOS DAS CABRAS “A HISTÓRIA DO PASTOR MANUEL”
Interpretação da natureza na serra – Mogueirães – Farves – Couto

9h – ponto de encontro: Posto de Turismo de Vouzela
10h – Acompanhamento do rebanho de cabras, com interpretação da natureza e da paisagem (Paulo Pereira e João Ruano) Cânticos da pastorícia.
12h – picnic com farnel na Couca dos Corvos (alto de Farves)
14h – oficinas de natureza (laboratórios de campo – Miguel Peixoto; oficina de fotografia – João Cosme; identificação de cogumelos – Jorge Abílio)
15h – continuação do percurso rural com interpretação até ao Couto
16h – magusto popular com animação (Albergue de Montanha do Couto) – magusto com degustação de produtos locais e churrasco


9 NOVEMBRO -À DESCOBERTA DOS COGUMELOS

9h -  ponto de encontro: Posto de Turismo de Vouzela
10h – visitas de recolha e descoberta de cogumelos nos Carvalhais com Jorge Abílio
13h – almoço de cogumelos – Ecomuseu de Carvalhal de Vermilhas
14h – oficinas de natureza: laboratório de campo – Miguel Peixoto; oficina de fotografia – João Cosme; identificação de cogumelos – Jorge Abílio. Identificação das espécies recolhidas
15h – passeio de caiaque no espelho de água (Barragem da Meruge)
16h – descida para os terrenos adquiridos pela Montis, com interpretação
17h – lanche popular com cantos polifónicos



Executivo de Vouzela inicia visita às empresas do concelho na zona industrial de Campia

Depois da visita ao comércio tradicional da vila, o executivo da Câmara Municipal de Vouzela prepara-se para iniciar, na próxima semana, um conjunto de visitas às empresas sediadas nas zonas industriais do concelho.

O objetivo da iniciativa prende-se com a vontade de estreitar o trabalho de articulação que tem vindo a ser feito com os empresários, auscultando problemas e preocupações e tendo em vista a preparação do próximo quadro comunitário de apoio.

A visita começa na zona industrial de Campia, à empresa Brintons, no dia 28 de outubro.






Zonas industriais de Vouzela vão criar mais de duas centenas de postos de trabalho

Está a ser implementado com sucesso o projeto “Vouzela Empreende”, uma das medidas do programa para quatro anos do executivo municipal de Vouzela.

Desde há um ano a esta parte que o executivo tem trabalhado no sentido de promover o desenvolvimento e a captação de investidores para as zonas industriais de Vouzela, Campia e Queirã. Uma promessa que se concretiza com a instalação de várias empresas e que permitirá criar mais de 2 centenas de postos de trabalho.

Na nova zona industrial de Queirã, que atualmente está em fase de conclusão, estão reservados mais de metade dos 28 lotes disponíveis. Dos 12 lotes disponibilizados na primeira fase da obra, oito têm já investidores garantidos.

É o caso, por exemplo, das empresas Systeel (estruturas metálicas) e Jathouse (estruturas modulares), que iniciam a curto prazo a construção das suas instalações e que irão gerar 40 postos de trabalho. Para além destes, há ainda 12 lotes que deverão ser vendidos em breve e que dentro de poucos meses corresponderão a 55 empregos.

Já na zona industrial de Vouzela, a Sabgal (ultracongelados) irá dentro de poucos meses instalar-se para criar, nos próximos quatro a cinco anos, entre 80 a 100 postos de trabalho. Ainda nesta zona industrial está também firmada a instalação dos serviços de distribuição dos CTT, que acrescentam 20 postos de trabalho, e em perspetiva a ocupação de mais três lotes que irão permitir criar, num prazo de dois anos, mais 30 empregos.

“Está à vista o trabalho diário que temos vindo a desenvolver na área do desenvolvimento económico. Vouzela é um concelho atrativo devido à sua centralidade e à proximidade da A25, e nós potenciámos esses fatores com medidas concretas de incentivo aos empresários, como o preço acessível de terrenos, a redução de taxas e licenças e a redução da derrama, para casos em que são cumpridos determinados requisitos relacionados com o número de postos de trabalho”, sublinha Rui Ladeira, presidente da câmara de Vouzela.

Segundo o autarca, importante tem sido também o papel que o gabinete de apoio às empresas e ao empreendedor e o gabinete de inserção profissional têm prestado às empresas do concelho e da região.


Município adia inauguração do Centro de BTT de Vouzela

O Município de Vouzela informa que, por motivos de inoperacionalidade dos trilhos, a inauguração do Centro de BTT, prevista para 8 de novembro, terá de ser adiada.

São vários os trilhos que, em menor ou maior grau, se encontram danificados devido à extração e abate de madeira queimada que está a ocorrer em alguns dos locais afetados pelo fogo do verão passado.


A autarquia ainda não tem data prevista para a cerimónia de inauguração. 
Frutas e produtos hortícolas são distribuídos semanalmente a todas as crianças do 1º ciclo do concelho de Vouzela

Desde o dia 6 de outubro que o Município de Vouzela, no âmbito do Regime de Fruta Escolar (RFE), está a proceder à distribuição, duas vezes por semana, de fruta e produtos hortícolas aos alunos do 1º ciclo para consumo ao lanche.

O programa abrange os 310 alunos do 1º ciclo do concelho e tem como objetivo promover hábitos de consumo de alimentos benéficos para a saúde das populações mais jovens. 

O RFE prevê medidas de acompanhamento, a efetuar pelos agrupamentos de escolas, que visam promover o consumo de fruta e produtos hortícolas junto da população escolar.


O programa é financiado a 100% pelo IFAP, através de fundos comunitários. 
Seniores de Vouzela praticam desporto semanalmente

Desde 2007 que o Município de Vouzela, através do programa AnimaSénior, promove atividade desportiva regular para os seniores do concelho.

“Desporto não tem idade” é o nome do projeto que engloba a prática de ginástica de manutenção e hidroginástica, modalidades praticadas semanalmente e que oferecem momentos saudáveis de lazer e de desporto aos cidadãos mais idosos do concelho de Vouzela.

As atividades desportivas do ano letivo de 2014/15 começaram no início do mês de outubro e nelas estão inscritos 270 seniores na ginástica e 70 na hidroginástica.

Ano após ano as inscrições vão aumentando, sinal da importância que os seniores atribuem à iniciativa.

É o caso de Celeste Guimarães (75 anos), de Ígarei, que pela primeira vez participa na ginástica de manutenção. “Os colegas incentivaram e eu gosto deste convívio que se gera entre todos”, conta.

Já Adelaide Condessa (89 anos), de Figueiredo das Donas, está inscrita no programa desde o seu início, em 2007.

Durante alguns anos fez hidroginástica, mas a sua idade e a “falta de segurança nas pernas”, como refere, impediram-na de continuar. No entanto, vem sempre à ginástica, que acontece quinzenalmente no centro paroquial de Figueiredo das Donas. “Tenho sempre vontade de fazer a aula, não é sacrifício nenhum, e inclusive continuo o treino em casa”, adianta.

O “Desporto não tem idade” conta com o apoio das Instituições Particulares de Solidariedade Social e Juntas de Freguesia do concelho, nomeadamente na cedência de instalações.





Biblioteca Municipal promove lançamento do livro "Oliveira de Frades... a minha  terra" de Luís Laranjeira 



No passado dia 17 de outubro foi realiza na Biblioteca da Câmara municipal de Oliveira de
 
Frades a apresentação pública do livro “Oliveira de Frades… a minha terra”, do autor  Luís Filipe Neves Laranjeira. 

O evento, efetuado no átrio da Biblioteca, excedeu as expectativas, contando com a 
participação de mais de meia centena de pessoas. 

Terminada a apresentação da 
publicação pelo autor, o público aderiu entusiasticamente à compra do mesmo, 
esgotando o número de exemplares colocados à disposição na Biblioteca. 
O autor, médico de formação e gestor de profissão, residente em Lisboa desde tenra idade, nunca esqueceu a sua origem. 

O carinho pela terra que o viu nascer, as memórias  da sua infância e o gosto pela pesquisa e colecionismo de fotos e postais antigos do  concelho, alimentaram a ideia de publicar um livro que retratasse casas, ruas, lugares,  pessoas e paisagens de outros tempos. Gostou tanto de realizar este trabalho, de anos de  recolha e pesquisa, que demonstrou vontade em publicar uma nova edição.

 Para o  efeito, apelou ao contributo de todos os munícipes que queiram partilhar fotos e postais  antigos do Concelho, diferentes dos já publicados. 
O Município reconhece a importância destas iniciativas, que em muito contribuem para 
o enriquecimento da cultura do nosso Concelho. 
Lista de projetos do 1º Orçamento Participativo 
de Viseu é publicada amanhã
Conferência de imprensa tem lugar às 14h, nos jardins da Casa do Miradouro, no centro histórico de Viseu. Mais de 70% das propostas seguirá para votação pública


O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, anuncia amanhã, pelas 14 horas, nos jardins da Casa do Miradouro, no centro histórico de Viseu, os resultados da 1ª fase do Orçamento Participativo de Viseu, cumprindo o calendário previsto.

Na prática, será agora conhecida a lista dos projetos que serão submetidos a votação pública, depois de verificados o enquadramento e a viabilidade legal e financeira das 72 propostas recebidas entre 25 de junho e 24 de agosto.

Almeida Henriques garantiu já que “a análise realizada foi isenta de preconceitos e juízos de valor e que mais de 70 por cento das propostas seguem em frente, deixando o poder da decisão para a votação popular.”

Este Orçamento Participativo é o primeiro do concelho e distrito de Viseu e disponibiliza, nesta edição pioneira,  75 mil euros para concretizar projetos para o Centro Histórico da cidade.

Antes do período da votação, decorrerá uma fase de apresentação de reclamações para contestar a não elegibilidade das propostas que foram canceladas ou das que foram objeto de fusão considerando a complementaridade das intervenções propostas.
“Viseu Acolhe os Estudantes” espera 600 jovens hoje, no Mercado 2 de Maio


O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, participa esta tarde de quinta-feira, pelas 16h30, no Mercado 2 de Maio, no evento de acolhimento dos novos estudantes do ensino superior da cidade, no qual são esperados 600 jovens.

A iniciativa é organizada pela Federação Académica de Viseu, com o apoio do Município de Viseu e de outros parceiros, e visa distinguir Viseu como uma cidade amiga dos estudantes, favorecendo a sua integração na cidade.

A todos os novos estudantes será entregue um "kit acolhimento" como forma de "boas-vindas".

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Ação de voluntariado contou com a presença de 600 voluntários, incluindo a ministra da Agricultura, Catarina Furtado e Virgílio Castelo
20 mil árvores foram plantadas no perímetro florestal da Penoita em Vouzela

Cerca de 20 mil árvores foram plantadas no passado sábado, dia 18 de outubro, no perímetro florestal da Penoita, em Vouzela, naquela que foi a maior ação de reflorestação ibérica de 2014, promovida pela Fundação Floresta Unida e pelo Município de Vouzela.

A iniciativa visou a reflorestação de uma vasta zona muito fustigada pelos incêndios do ano passado no Caramulo e contou com a presença de 600 voluntários, incluindo a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, e as figuras públicas Catarina Furtado, Virgílio Castelo e Tó Romano.

“Estamos no coração da Penoita, que é uma floresta modelo no contexto do Plano Regional de Ordenamento Florestal e o incêndio do ano passado destruiu muitas árvores, em particular de pinheiro bravo. Hoje, com ajuda de cerca de 600 voluntários, estamos a plantar folhosas, nomeadamente carvalhos, sobreiros e castanheiros, para compartimentar a floresta protegendo-a dos incêndios florestais”, referiu aos jornalistas Rui Ladeira, presidente da câmara de Vouzela.

“Queremos dar um sinal ao país de que estas ações de voluntariado devem se um modelo a replicar em outras zonas. Agradeço, por isso, a todos quantos se envolveram nesta missão, ao GIPS, Exército, Bombeiros Voluntários de Vouzela, Escuteiros de Campia e a toda a comunidade vouzelense, da região e do país, que imbuídos do mesmo espírito, estão empenhados em criar um novo paradigma daquilo que deve ser a floresta do futuro”, realçou o autarca.

Também presente na ação, Assunção Cristas, ministra da Agricultura e do Mar, lembrou o incêndio trágico de 2013 que destruiu aquela mancha florestal. “Aqui tivemos um incêndio muito dramático o ano passado, com a morte de 4 bombeiros, e a melhor homenagem que lhes podemos prestar a eles, a todos os bombeiros e às suas famílias é estarmos hoje a florestar. Com a ajuda destes voluntários vamos continuar a ter floresta, em gerida, com biodiversidade e variedade de espécies autóctones.

Muito empenhados na plantação estiveram também o ator Virgílio Castelo, o fundador da Central Models Tó Romano e a apresentadora Catarina Furtado.

A apresentadora, rosto da campanha no spot realizado pela RTP,  deu o seu nome ao bosque da Penoita que foi plantado durante a manhã.


“Batizámos este bosque com o nome da Catarina Furtado em reconhecimento, não só pela sua presença como também pelo seu contributo a esta causa”, justificou Rui Ladeira.
Iniciativa realiza-se a partir das 189h30, no cineteatro João Ribeiro
Vouzela recebe Gala do Futebol da Associação de Futebol de Viseu

O cineteatro João Ribeiro recebe hoje, dia 20 de outubro, pelas 19h30, a Gala do Futebol comemorativa do 88º aniversário da Associação de Futebol de Viseu.

A iniciativa tem como objetivo assinalar mais um aniversário da associação de futebol e premiar os clubes vencedores da época 2013/14, bem como atletas, árbitros e dirigentes desportivos.


A gala conta com o apoio do Município de Vouzela. 
Espetáculo recria histórias infantis,
“Contos de um Conto” no cineteatro João Ribeiro a 25 de outubro

O cineteatro João Ribeiro vai receber no próximo sábado, dia 25 de outubro, pelas 21h30, a peça de teatro infantil “Contos de um Conto”.

“O Capuchinho Vermelho”, “A História da Carochinha”, “Os Três Porquinhos” e “Corre, Corre Cabacinha” serão as quatro histórias contadas em quatro formatos diferentes.

A peça é apresentada pelo contador de histórias Tiago Duarte, tem duração de 60 minutos e destina-se a públicos dos 3 aos 99 anos.


Os bilhetes custam 3 euros e estarão à venda no dia do espetáculo, a partir das 19h30.
Município alerta para o enchimento da Albufeira da Barragem de Ribeiradio 

Verificando-se que o enchimento da Albufeira da Barragem de Ribeiradio está a
acontecer mais rapidamente do que o previsto devido às condições meteorológicas
registadas nos últimos dias, a Proteção Civil Municipal alerta para os riscos inerentes,
pelo que sugere que deverão ser tomadas as necessárias medidas de autoproteção.
Devido a esse enchimento estão submersas algumas infraestruturas como a Ponte Luís
Bandeira, sendo, neste momento, possível observar o plano de água da Albufeira,
prevendo-se que até ao final do ano atinja a cota máxima.
Presidente da Câmara Municipal recebeu alunos do 1º Ciclo 
nos Paços do Concelho 

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Frades, Luís Vasconcelos, recebeu no
passado dia 13 de outubro os alunos do 1º Ciclo, nos Paços do Concelho. Desta forma,
crianças e professores puderam questionar o Edil sobre as suas dúvidas e preocupações.
Para além dos Paços do Concelho, os alunos visitaram também o Museu Municipal,
onde puderam conhecer um pouco da história e da heráldica do Concelho e a nova sede
da Junta de Freguesia Local.
O Município reconhece a importância desta iniciativa que permitiu a estas crianças
contactarem com a organização administrativa local, promovendo a participação cívica
e a melhoria da democracia.
No âmbito do programa FEAC,
Município de Vouzela apoia distribuição de bens alimentares

No âmbito do Fundo Europeu de Auxílio a Carenciados (FEAC), atual programa de distribuição de alimentos em Portugal, o Município de Vouzela associou-se à iniciativa disponibilizando as instalações municipais para armazenamento dos bens alimentares.

Segundo o Instituto da Segurança Social (ISS, IP) de Viseu, entidade que gere o programa na região, foram distribuídos 464.610 produtos nos 24 concelhos do distrito. “O contributo do Município de Vouzela, a nível da cedência de espaço e de colaboradores, foi indispensável para a concretização deste programa”, sublinha Telmo Antunes, diretor da Segurança Social de Viseu.

Valioso para a autarquia e para o programa foi também o contributo da empresa 
Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e EDP promovem sessões de 
esclarecimento sobre a Barragem de Ribeiradio 


No âmbito da Proteção Civil, no momento em que se aproxima o enchimento da  Albufeira de Ribeiradio, a Câmara Municipal, os agentes de Proteção Civil, a EDP e as  Juntas de Freguesia promoveram, de 24 de setembro a 3 de outubro, um conjunto de 
sessões de esclarecimento sobre os riscos e as atitudes a adotar perante uma nova  realidade que se avizinha. 
As sessões tiveram a participação das populações locais que de forma atenta e  interessada ouviram os conselhos, a descrição e a avaliação dos riscos, bem como as  atitudes e medidas que serão adotadas para prevenir eventuais perigos que poderão advir 
do enchimento previsto. 
De referir que a EDP prevê o enchimento da Albufeira até ao final deste ano e que estas  sessões foram consideradas pertinentes por parte de todos os agentes de Proteção Civil. 
Município associa-se às comemorações do Dia Mundial da Alimentação

No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, o Município associou-se à comemoração
desta data, apoiando esta iniciativa realizada no dia 16 de outubro, com a exibição de
um filme temático no Cineteatro Dr. Morgado para a comunidade escolar (alunos do 1.º
Ciclo do Ensino Básico e do Jardim de Infância do Olheirão).
De salientar que a comemoração do dia da alimentação a 16 de outubro teve início em
1981 e é na atualidade celebrada em mais de 150 países como uma importante data para
consciencializar a opinião pública sobre as questões da nutrição e alimentação. Esta data
assinala, ainda, a fundação da (FAO) - Organização das Nações Unidas para a
Alimentação e Agricultura.
O Município reconhece a importância das iniciativas desta índole para a
consciencialização de todos, especialmente dos mais novos.
Município de Oliveira de Frades comemorou o Feriado Municipal 
com homenagens e inaugurações 

O Município de Oliveira de Frades comemorou o Feriado Municipal, no dia 7 de
outubro, com uma sessão solene que homenageou diversas personalidades e entidades
no Salão Nobre do Paços do Concelho e que contou com as eloquentes intervenções
quer dos Presidentes dos respetivos órgãos do Município, quer dos oradores convidados
e homenageados.
Deu início a esta cerimónia o Presidente da Câmara Municipal, Luís Vasconcelos,
fazendo uma resenha do desenvolvimento do concelho na última década.
Seguiram-se as distinções dos homenageados: Maria Margarida Franco Tojal, a melhor
aluna do 12.º ano residente no concelho; União Musical Juventude e Amizade da
Sobreira; empresa Campoaves; Luís de Almeida, médico ortopedista e professor
catedrático jubilado e Fernando Rodrigues da Escada, Presidente de Junta de Freguesia
durante duas décadas, a título póstumo.
De salientar as intervenções dos oradores convidados, Luís Serra, médico e professor
universitário e Manuel Lopes Martinho, professor aposentado que fizeram uma
retrospetiva da vida e obra de alguns homenageados.
Interveio, também, o Presidente da Assembleia Municipal, Abel Dias que enalteceu os
homenageados, salientando o seu papel na comunidade local.
Esta cerimónia contou, ainda, com a visita do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento
Regional, Miguel Poiares Maduro que, em conjunto com o Presidente da Câmara
Municipal, Luís Vasconcelos, procedeu à inauguração da escultura “Raízes de Oliveira”
e da nova sede da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Oliveira de Frades,
Souto de Lafões e Sejães.
Durante a sessão solene, o Presidente da Câmara interveio mais uma vez, destacando as
potencialidades e os desafios do concelho e apelando à sensibilidade do Ministro para as
questões territoriais e para o necessário apoio das entidades governamentais por forma a
permitir a continuação do crescimento do nosso concelho.
Por sua vez, o Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares
Maduro, apresentou as medidas do Governo previstas para a reorganização dos serviços
públicos, enaltecendo o desenvolvimento de Oliveira de Frades na procura de um futuro
melhor para os seus munícipes, assumindo o compromisso em colaborar na satisfação
dos anseios das populações de concelhos do interior como o de Oliveira de Frades.
No final, decorreu um lanche-convívio no cineteatro Dr. Morgado, aberto à população.
Município assinalou o Dia Internacional do Idoso

O Município assinalou, no passado dia 5 de outubro, o Dia Internacional do Idoso que
contou com um programa diversificado.
Assim, foi celebrada uma missa na Igreja Nossa Sr.ª da Conceição, presidida pelo Pe.
Manuel Fernandes, seguida de um almoço-convívio no Pavilhão Desportivo Municipal,
onde atuaram os Ranchos Folclóricos da ACRENE (Nespereira) e de S. João da Serra.
Esta iniciativa permitiu que centenas de idosos partilhassem momentos de um saudável
convívio, permitindo-lhes fortalecer laços de amizade e união assim como rever amigos
e familiares.
O Município, tendo como objetivo minorar a solidão e a exclusão social, a que tantas
vezes está sujeita esta faixa etária, continuará a promover medidas e ações de âmbito
social.
Município de Viseu abre concursos para atribuir 15 bolsas de estudo de música e dança
Fase de candidaturas decorre até 24 de outubro

A Câmara Municipal de Viseu abriu hoje dois concursos para atribuir 15 bolsas de estudo a jovens nas áreas da música e dança, num montante global de 17.500 euros.

Para alunos do Conservatório Regional de Música de Viseu serão atribuídas 10 bolsas e para alunos do curso de dança no “Lugar Presente – Companhia Paulo Ribeiro” 5 bolsas, em ambos os casos até ao nível do ensino secundário.

Em ambos os concursos, as candidaturas poderão ser apresentadas até ao dia 24 de Outubro, sexta-feira, e deverão ser entregues no Centro Municipal Jovem (escadinhas Santo Agostinho).

As candidaturas são formalizadas através de formulários disponíveis no website do Município de Viseu.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “esta iniciativa traduz o compromisso da comunidade de Viseu na formação de talentos artísticos. Não basta ter equipamentos e uma oferta qualificada de eventos, é necessário formar e gerar competências artísticas. Isso faz-se através da educação dos nossos jovens.”
Exposição de Nadir Afonso abre portas amanhã em Viseu
Abre as suas portas amanhã, quarta-feira, 22 de Outubro, pelas 16 horas, em Viseu, na Quinta da Cruz, a exposição “Intemporal”, que reúne uma importante seleção de obras de pintura de Nadir Afonso.
A inauguração contará com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, e da presidente da Fundação Nadir Afonso, Laura Afonso.
Nesta exposição estará atente uma seleção de trabalhos do artista português nascido em Chaves que “transportava em si e tinha ensejos de conhecer outros mundos para além do montes”, nas palavras da mulher Laura Afonso, numa publicação sobre a exposição.
A mostra que agora chega à Quinta da Cruz tem exemplares das últimas fases de Nadir Afonso, onde os temas urbanos e a figura feminina são centrais.
Para o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, esta exposição “é um ato de tributo ao artista que reinventou a expressão da pintura portuguesa e a inscreveu com consistência nos grandes movimentos europeus, mas é também, simultaneamente, uma visita guiada oferecida ao grande público de uma parte relevante do imenso universo de criação e de reflexão estética de Nadir Afonso”.

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques assinala amanhã, 22 de outubro, o primeiro ano do seu mandato com um conjunto de iniciativas integradas na agenda de desenvolvimento económico, social e cultural do concelho de Viseu.

No dia em que completa um ano à frente da Câmara Municipal, Almeida Henriques visitará a Habidecor, empresa de referência do têxtil lar em Portugal que prepara a implementação de um projeto de expansão industrial no concelho, almoça com as crianças da Escola de Ensino Básico de Loureiro de Silgueiros no seu refeitório renovado, inaugura a primeira exposição de Nadir Afonso no concelho e lança o projeto da Orquestra Juvenil de Viseu, numa parceria com o Conservatório Regional de Música.

Para Almeida Henriques, «o primeiro ano de mandato representa o lançamento de boas sementes para o futuro da cidade-região de Viseu, algumas das quais estão já a crescer e dar frutos. O futuro investimento da Habidecor e a Orquestra Juvenil de Viseu são dois frutos com sabor especial nesta data».


AGENDA

10H30 | Visita à Habidecor
                (Serão apenas permitidas fotografias no exterior da empresa e no show room, onde serão prestadas declarações à imprensa.)
Local: Parque Industrial do Mundão

12H30 |Almoço na Escola de Ensino Básico de Loureiro de Silgueiros
Contacto com as obras de reabilitação do equipamento

16H00 |Inauguração da exposição “Intemporal” de Nadir Afonso
Quinta da Cruz 

18H30 |Apresentação da Orquestra Juvenil de Viseu
Com o Alto Patrocínio do Presidente da Câmara Municipal
Rossio, Paços do Concelho

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Alunos do 1º Ciclo frequentam a piscina municipal

Para além do Pré-escolar, o Município de Vouzela promove também a vinda dos alunos do 1º ciclo do concelho à piscina municipal. De três em três semanas, os 310 alunos que frequentam este nível de ensino têm aulas de natação dinamizadas pelos professores da autarquia.

Exceção feita aos alunos da Escola Básica de Vouzela que, no âmbito das atividades de enriquecimento curricular (AEC) promovidas pelo Agrupamento, têm aulas de natação semanalmente.
180 Alunos do pré-escolar participam no programa educativo “As Crianças Marcam a Diferença”

Pelo décimo terceiro ano consecutivo, a Câmara Municipal de Vouzela dinamiza o programa educativo “As Crianças Marcam a Diferença!”.

Tendo-se iniciado no ano letivo de 2002/ 2003, a iniciativa visa o desenvolvimento de várias atividades destinadas a crianças que se encontrem a frequentar a Educação Pré-Escolar do concelho, estando envolvidas, neste novo ano letivo, 180 alunos, dos onze jardins de infância do concelho da rede pública e do jardim de infância da Santa Casa da Misericórdia de Vouzela. 

Fazem parte deste programa os projetos “Nadar é Giro!”, que se desenvolve na Piscina Municipal e que pretende promover a adaptação ao meio aquático e a aprendizagem de natação; o projeto “Saltar é Giro!” com a realização de atividades de expressão e educação físico-motora e que se realiza nos próprios jardins-de-infância e o projeto “Ler a Brincar”, que visa a realização de atividades lúdicas relativas à leitura e à escrita e que tem lugar no espaço Faz de Conta ou na sala de atividades da Piscina Municipal.

As atividades, que arrancaram no início de outubro, acontecem uma vez por semana e são dinamizadas pelos setores de Educação, de Desporto e pela Biblioteca Municipal da autarquia.






Obra de requalificação do pavilhão desportivo da Escola Secundária Viriato vai avançar

A Câmara Municipal de Viseu aprovou hoje o contrato que viabiliza a obra de requalificação do pavilhão desportivo da Escola Secundária Viriato, que beneficiará 730 alunos.

O investimento ascende a 200 mil euros e será objeto de protocolo com o Ministério da Educação e Ciência, tendo em vista o financiamento de 50% da intervenção. A obra deverá ir para o terreno ainda em 2014. Para o Presidente da Câmara, Almeida Henriques, “esta é uma intervenção urgente que devolve à escola o pavilhão desportivo, em condições dignas. O Município pôs os interesses dos alunos e das famílias acima de quaisquer formalismos e chegou a um acordo justo com o Ministério da Educação”.

Aprovado foi também um conjunto de apoios de índole social, num montante de 44 mil euros. “Damos mais um impulso consequente à prioridade municipal à solidariedade e à inclusão”, referiu Almeida Henriques. Na reunião, a Câmara aprovou um protocolo de cooperação com a Caritas Diocesana de Viseu, tendo em vista assegurar os recursos necessários ao desenvolvimento das funções sociais da instituição, nomeadamente para o apoio a projetos de luta contra a pobreza e de inclusão de comunidades desfavorecidas, especialmente na vertente da habitação.

No pacote de apoios sociais aprovados estão também atribuições financeiras ao Centro Social Pindelense (6000 euros), com vista a comparticipar a aquisição de equipamento de aquecimento para o Centro de Convívio para Idosos, e à APPDA – Associação Portuguesa para as Perturbações de Desenvolvimento e Autismo (2000 euros), para comparticipação dos encargos com o funcionamento da instituição.

A Câmara Municipal aprovou ainda a encomenda da realização de um estudo de especialidade para a avaliação da recolha e tratamento de resíduos do concelho de Viseu, tendo em vista conhecer o setor e identificar oportunidades de evolução futura.

Antecipando a chegada do Inverno, a Câmara Municipal deliberou ainda a aquisição de lenha, com 4000 euros, para assegurar o aquecimento de oito escolas de ensino básico e pré-escolar do concelho, abrangendo 20 turmas.

O Presidente da Câmara informou que “está formalmente concluído o processo de registo e proteção da marca ‘Viseu a melhor cidade para viver’, criada no âmbito da política de marketing territorial da cidade-região”.

A marca da cidade foi apresentada publicamente em Abril e encontra-se agora oficialmente no domínio das marcas registadas em Portugal. “O octógono amarelo que tem marcado presença nas ruas da cidade, no comércio, nos eventos, nos táxis e em muitas das iniciativas do Município é já um ícone da cidade”, sublinhou Almeida Henriques.
Concerto das Vindimas realiza-se a 17 de Outubro com Luísa Sobral
O Adro da Igreja da Misericórdia será o palco especial da noite

O concerto de Luísa Sobral em Viseu, integrado na Festa das Vindimas “Viseu & Vinho Dão Festa”, realiza-se a 17 de Outubro, sexta-feira, pelas 22 horas.
Adiado devido ao mau tempo, o tão aguardado Concerto das Vindimas tem lugar marcado para o adro da Igreja da Misericórdia. Em caso de chuva nessa noite, será anunciada a alternativa indoor já assegurada.
A doce, multicultural e vibrante autora não deixará de aquecer as gargantas e os corações da plateia e de todos os apaixonados. 
A Festa das Vindimas do Dão em Viseu é uma iniciativa da Câmara Municipal, tendo como Patrocinador Principal o Banco BIG. A EDP Distribuição é Patrocinador do “Concerto das Vindimas”. O Turismo do Centro garante o apoio ao evento. São ainda parceiros do Município de Viseu a Comissão Vitivinícola da Região do Dão, a Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões e a ADDLAP.
Luísa Sobral traz a Viseu, na festa das vindimas, o seu platina “There’s a Flower In My Bedroom”. Canções como “Mom Says” ou o “Sr. Vinho” não deixarão de ser ouvidas no adro da Igreja da Misericórdia, palco emblemático do centro histórico da cidade. Para os mais saudosistas, aquela que é um dos valores mais seguros da musica portuguesa da atualidade não deixará de recordar também temas do seu primeiro “The Cherry On My Cake”.
O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, participa amanhã, quinta-feira, pelas 15h30, na conferência de imprensa da Federação Académica de Viseu para apresentação da programação da Receção ao Caloiro 2014.

O evento terá lugar no Multiusos de Viseu, onde decorrerão os principais espetáculos daquela programação.

O Presidente da Câmara apresentará, nesta conferência, as prioridades de política local para a inclusão da comunidade académica e a sua sensibilização para comportamentos “amigos” da cidade.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Exposição sobre o ensino no concelho de Vouzela em exposição no Museu Municipal

O Museu Municipal de Vouzela recebe, até ao dia 31 de outubro, a exposição “O Ensino no concelho de Vouzela – Pedaços de História”, inaugurada no passado dia 2 de outubro.

A mostra resulta da recolha de material nas escolas do 1º ciclo feita pelo Agrupamento de Escolas de Vouzela com o objetivo de criar um museu escolar.

A exposição recria o ambiente de uma sala de aulas antes do 25 de abril, estando também patente uma cronologia com os últimos 70 anos do ensino no concelho de Vouzela e outra com recolhas de artigos do jornal Notícias de Vouzela.

Promovida pela Associação D. Duarte de Almeida e pelo Agrupamento de Escolas de Vouzela, a exposição conta ainda com o apoio do Município de Vouzela e do Instituto de Emprego e Formação Profissional.


Período de candidaturas para bolsas de estudo do ensino superior decorre até 15 de novembro

O Município de Vouzela vai, pelo décimo quarto ano consecutivo, atribuir 12 bolsas de estudo, com o valor máximo mensal de 300 euros, para alunos que estejam matriculados em estabelecimentos de ensino superior público ou privado e que residam no concelho de Vouzela.

Com esta medida, a autarquia pretende estimular e motivar os jovens na sua formação pessoal e académica e apoiar financeiramente todos aqueles que, não obstante as suas capacidades, são economicamente desfavorecidos.

As bolsas de estudo visam contribuir para custear, entre outras, as despesas de alojamento, alimentação, transporte, material escolar e propinas.

Novidade no regulamento deste ano é a prestação, por parte dos bolseiros, de 22 das úteis de trabalho voluntário de índole social, cultural, desportivo e ambiental, ao nível de serviços ou projetos de âmbito autárquico.

O período de candidaturas decorre até 15 de novembro, devendo as mesmas ser entregues no Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal.