Espaço de notícias da região centro

domingo, 28 de dezembro de 2014


Auditório municipal de Vouzela esgotou capacidade,

Especialistas internacionais em Educação Física participaram no Seminário Vouzela Ativo III

 

O auditório municipal 25 de abril encheu-se, no passado sábado, dia 13 de dezembro, para assistir ao 1º Seminário Internacional Vouzela Ativo III, subordinado ao tema “A magia do 1º Ciclo”.

 

A iniciativa surge na sequência do trabalho que tem vindo a ser feito, desde 2006, pelo projeto Vouzela Ativo, e no qual se propõe avaliar o crescimento, desenvolvimento motor e a saúde dos alunos do concelho de Vouzela e respetivas famílias.

 

Rui Ladeira, presidente da câmara, na sessão de abertura, sublinhou a importância do estudo para a comunidade e agradeceu o empenho e a dedicação de José Maia, professor catedrático da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e que tem sido o “grande impulsionador deste estudo. A ele se deve um passo muito significativo no conhecimento que atualmente temos sobre a prática de desporto e os hábitos de vida das nossas famílias”, disse Rui Ladeira.

 

O autarca registou também o envolvimento de todos os parceiros no projeto e que permitiram que ele fosse o mais alargado e fidedigno possível, nomeadamente ao Agrupamento de Escolas de Vouzela, ao Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia, Escola Profissional de Vouzela, Centro de Saúde de Vouzela e jardim de infância da Santa Casa da Misericórdia de Vouzela.

 

Rui Ladeira deixou ainda a vontade de continuar a apoiar o projeto. “Tudo o que seja para valorizar as nossas crianças e que seja feito através de projetos relevantes será sempre bem acolhido, pois entendemos que devemos contribuir para o desenvolvimento integrado e harmonioso das nossas crianças”, concluiu.

 

Segundo dados recolhidos durante o estudo Vouzela Ativo III e apresentados pelo Centro de Saúde de Vouzela, 11,5% das crianças do concelho são obesas e 18,4% têm excesso de peso. O total situa-se nos 29,9% o que vai de encontro às estatísticas nacionais que colocam nos 30% as crianças entre os 7 e os 9 anos com excesso de peso.

 

Já à escala planetária, existem 110 milhões de crianças obesas, o que corresponde a 20% da população infantil mundial.

 

Números muito preocupantes segundo os especialistas presentes, os quais foram unânimes em afirmar que o desporto é um importante contributo para a diminuição desta realidade. Mas para a prática desportiva aumentar, ela tem de estar associada ao prazer que se retira da atividade física, ou seja, “deve-se procurar a ludicidade no ensino de habilidades motoras”, frisou Go Tani, um dos mais importantes especialistas em Educação Física da atualidade a nível internacional e que marcou presença no seminário com uma apresentação sobre o tema “O fascínio do ensinar e do aprender”.

 

 

 

 

Sem comentários: