Espaço de notícias da região centro

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Votação no 1º Orçamento Participativo de Viseu arranca amanhã

Para além da votação online, Município organiza assembleias de voto permanente e móveis


A votação nos 51 projetos finalistas do 1º Orçamento Participativo de Viseu arranca à meia-noite e um minuto (00H01) desta terça-feira, 25 de novembro, e estende-se até 31 de Dezembro.

O período de votação decorrerá em permanência através da plataforma web www.viseuparticipa.pt, sendo o voto efetuado através do registo de um e-mail válido ou da conta de Facebook.

Para além do voto on-line, o Município de Viseu organiza assembleias de voto presenciais, permanentes e móveis.

Assim, estarão em funcionamento também a partir de amanhã três assembleias de voto no Atendimento da Câmara Municipal, no Centro Municipal da Juventude (escadas de Santo Agostinho) e no Núcleo de Imagem e Comunicação do Município (antiga Papelaria Dias, na rua Direita), nos dias e horários de funcionamento destes espaços.

Paralelamente, serão promovidas assembleias de voto móveis em diversos dias e locais, a divulgar gradualmente. Amanhã, no arranque desta fase decisiva, a assembleia de voto móvel estará instalada na Escola Superior de Educação de Viseu entre as 9H30 e as 11H00.

O voto é secreto e o anonimato respeitado, quer a votação tenha lugar eletrónica ou presencialmente.

No caso da plataforma web, está contemplada a inserção de um código de segurança para contabilização dos votos, como forma de certificar cada um e combater o uso de robôs informáticos. Presencialmente, cada cidadão terá apenas de indicar o nome e número de cartão de cidadão para assegurar que o voto não é duplicado, mas o boletim não tem qualquer associação à identidade em causa.

Na plataforma www.viseuparticipa.pt poderão ser consultados os guias para voto online e presencial, assim como a lista e descrição de todos os projetos. Brochuras informativas serão a partir de hoje disponibilizadas na cidade.

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, desafia “todos os viseenses e amigos de Viseu a escolherem o(s) seu(s) projeto(s) de eleição. A vontade de cada munícipe e amigo de Viseu terão agora voz. O sucesso desta iniciativa participativa depende de todos.”

"Faz avançar Viseu" é o mote da campanha já presente nas ruas.

Sem comentários: