Espaço de notícias da região centro

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

“VINHOS DE INVERNO” DÃO SALÃO DE CHARME VINHATEIRO EM VISEU
Iniciativa decorre entre 5 e 7 de dezembro. Solar do Vinho do Dão abre as portas a um mix de eventos para diferentes públicos

Depois do sucesso da Festa das Vindimas, a iniciativa “Viseu & Vinho Dão Festa” regressa com o salão “Vinhos de Inverno”, um programa de eventos vinhateiros indoor, entre 5 e 7 de dezembro, no Solar do Vinho do Dão.

«Viseu quer ser uma cidade vinhateira 365 dias por ano. Com esta iniciativa, propomos que comunidade e visitantes redescubram o charme e a qualidade dos vinhos do Dão no Inverno, com todo o conforto», explicou Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu.
Promovido pelo Município de Viseu, em colaboração com a CVR do Dão e o apoio do Turismo do Centro, o certame oferece durante três dias ummix de eventos e experiências: 18 horas de provas vínicas e degustação de produtos gourmet, espaço de venda de vinhos, sabores do Dão à mesa (Taberna da Milinha), workshops para enófilos e iniciados, animação musical, duas wine parties, cinema e conversas à volta do vinho.

Participarão do certame cerca de 50 operadores económicos ligados aos vinhos do Dão e ao setor agroalimentar de Viseu, nomeadamente de produção de queijos, enchidos, compotas, pão e biscoitos de forno.

Durante este fim-de-semana a lareira do Solar do Vinho do Dão voltará a acender-se para acolher os visitantes e iluminar conversas à volta do vinho. Justamente, para Almeida Henriques, «a iniciativa quer estimular os públicos da cidade e da região a criarem hábitos de frequência deste palácio histórico de Viseu, onde passará a funcionar o em 2015 o welcome centre da Rota do Dão».

Também no Solar Dão será realizada uma entronização da Confraria dos Enófilos do Dão. Sábado, pelas 15H30, serão feitos confrades dezenas de personalidades e amigos do Dão.

No cartaz cultural dos “Vinhos de Inverno”, destaca-se realização de duas festas Dão Party, nas noites de sexta e sábado, na Capela de Santa Marta, no Solar, e uma matiné de cinema temática, domingo, com a projeção de “Mondovino”. A Dão Party do dia do arranque assumirá também um caráter temático, inspirada na “colheita de 80” do Dão e da música pop.

A formação de especialistas nos vinhos do Dão em apenas 60 minutos é outra das propostas do Salão. O enófilo e editor da revista Wine Luís Costa conduz workshops nos dias de sábado e domingo, e tirará a prova dos 9 à harmonização dos brancos do Dão com os queijos da região.

Os “Vinhos de Inverno” terão também um espaço infantil entre as 17 e as 20H. Aí as crianças poderão personalizar adereços vínicos para os pais e realizar quizzes temáticos sobre o mundo rural, com acesso a prémios, e outras atividades.

Na apresentação à imprensa, realizada na Quinta de Lemos, participaram, para além do presidente da Câmara Municipal de Viseu, o vereador João Paulo Gouveia e o presidente da CVR do Dão, Arlindo Cunha.

A programação dos “Vinhos de Inverno” começa a ser publicada a partir de hoje no website da iniciativa, em www.vindimasviseu.pt

Para Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, «a agenda vinhateira de Viseu é uma aposta onde todos ganham. Todas as regiões vitícolas precisam de uma cidade – e a cidade ganha com a sua identidade vinhateira. O Dão e Viseu podem ser o novo destino vinhateiro do país na próxima década.»

Sem comentários: