Espaço de notícias da região centro

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Obra de requalificação do pavilhão desportivo da Escola Secundária Viriato vai avançar

A Câmara Municipal de Viseu aprovou hoje o contrato que viabiliza a obra de requalificação do pavilhão desportivo da Escola Secundária Viriato, que beneficiará 730 alunos.

O investimento ascende a 200 mil euros e será objeto de protocolo com o Ministério da Educação e Ciência, tendo em vista o financiamento de 50% da intervenção. A obra deverá ir para o terreno ainda em 2014. Para o Presidente da Câmara, Almeida Henriques, “esta é uma intervenção urgente que devolve à escola o pavilhão desportivo, em condições dignas. O Município pôs os interesses dos alunos e das famílias acima de quaisquer formalismos e chegou a um acordo justo com o Ministério da Educação”.

Aprovado foi também um conjunto de apoios de índole social, num montante de 44 mil euros. “Damos mais um impulso consequente à prioridade municipal à solidariedade e à inclusão”, referiu Almeida Henriques. Na reunião, a Câmara aprovou um protocolo de cooperação com a Caritas Diocesana de Viseu, tendo em vista assegurar os recursos necessários ao desenvolvimento das funções sociais da instituição, nomeadamente para o apoio a projetos de luta contra a pobreza e de inclusão de comunidades desfavorecidas, especialmente na vertente da habitação.

No pacote de apoios sociais aprovados estão também atribuições financeiras ao Centro Social Pindelense (6000 euros), com vista a comparticipar a aquisição de equipamento de aquecimento para o Centro de Convívio para Idosos, e à APPDA – Associação Portuguesa para as Perturbações de Desenvolvimento e Autismo (2000 euros), para comparticipação dos encargos com o funcionamento da instituição.

A Câmara Municipal aprovou ainda a encomenda da realização de um estudo de especialidade para a avaliação da recolha e tratamento de resíduos do concelho de Viseu, tendo em vista conhecer o setor e identificar oportunidades de evolução futura.

Antecipando a chegada do Inverno, a Câmara Municipal deliberou ainda a aquisição de lenha, com 4000 euros, para assegurar o aquecimento de oito escolas de ensino básico e pré-escolar do concelho, abrangendo 20 turmas.

O Presidente da Câmara informou que “está formalmente concluído o processo de registo e proteção da marca ‘Viseu a melhor cidade para viver’, criada no âmbito da política de marketing territorial da cidade-região”.

A marca da cidade foi apresentada publicamente em Abril e encontra-se agora oficialmente no domínio das marcas registadas em Portugal. “O octógono amarelo que tem marcado presença nas ruas da cidade, no comércio, nos eventos, nos táxis e em muitas das iniciativas do Município é já um ícone da cidade”, sublinhou Almeida Henriques.

Sem comentários: