Espaço de notícias da região centro

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

FESTA DAS VINDIMAS DÁ A REDESCOBRIR O DÃO EM VISEU, ENTRE 18 E 21 DE SETEMBRO
Seis quintas abrirão as suas portas para experiências reais de vindimas. O palco será de Luísa Sobral


A iniciativa “Viseu & Vinho Dão Festa” promete dar a redescobrir a região do Dão e Viseu vinhateira, entre 18 e 21 de Setembro.

Durante o fim-de-semana, a “festa das vindimas” desafia visitantes, turistas e amantes dos vinhos (e não só) a uma experiência marcante em torno do Dão e da sua cidade e capital.

As quintas de Lemos, de Reis, Vinha Paz, da Turquide, Pedra Cancela e Vale das Escadinhas abrem as suas portas, algumas pela primeira vez, para as vindimas. Descobrir vinhedos, adegas e pomares, desafiar ao granjeio das uvas e à pisa tradicional, degustar néctares e sabores, e revelar histórias e segredos farão a experiência dos visitantes, sábado, 20 de Setembro, em períodos da manhã e da tarde.

A partir de quinta-feira e até domingo, cerca de 20 restaurantes de Viseu aderem à iniciativa com um menu especial do Dão, prometendo trazer à mesa pratos tradicionais harmonizados com vinhos da região. Nas ruas da cidade, serão organizadas durante estes dias provas de vinhos.

A animação está também assegurada. Sábado, 20 de Setembro, a partir das 22 horas, Luísa Sobral e a sua banda dão um concerto inesquecível no adro da Igreja da Misericórdia, no coração do centro histórico de Viseu. De seguida, nos Claustros do Museu Grão Vasco, até às 4 horas da manhã, será a vez da “Dão Party Irreverente”, com o DJ Miguel Rendeiro, entre outros DJ.

No domingo, 21, Dia do Município, a cidade e o centro histórico transformam-se na grande pista de 1ª Meia-Maratona do Dão, apadrinhada pelo campeão olímpico Carlos Lopes. Num percurso de 21 quilómetros que passará pelas portas medievais do Soar e dos Cavaleiros, pela mata do Fontelo e pela Cava de Viriato, a meia-maratona é acompanhada por uma mini-maratona e por uma caminhada solidária.

Para Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, a Festa das Vindimas do Dão “afirma e reforça o Dão e Viseu como o novo destino vinhateiro do país. Este é um convite para redescobrir a região como território de singular de paisagens, património e humanidade, de experiências e sabores”.

O Banco BIG é o Patrocinador Principal da realização e a EDP Distribuição é a Patrocinadora do Concerto das Vindimas. São parceiros do Município de Viseu na “1ª Festa das Vindimas do Dão” a Comissão Vitivinícola da Região do Dão, a Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões, o Museu Grão Vasco e a ADDLAP, garantindo o Turismo do Centro um apoio ao evento.

Sem comentários: