Espaço de notícias da região centro

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Vouzela em festa durante seis dias

Vários milhares de pessoas passaram pela vila de Vouzela para assistir à 99ª edição das Festas do Castelo, numa organização da Câmara Municipal de Vouzela.

A iniciativa, que se realizou de 6 a 11 de Agosto, contou uma vez mais com um programa diversificado, com concertos de música, festival de folclore, Dj's, ciclismo, feira de artesanato, fogo de artifíco, entre outras atrações.

As festas começaram na manhã do dia 6 de agosto com a Feira Mensal e o Concurso Pecuário de gado bovino e caprino e à noite o já habitual concerto da Sociedade Musical Vouzelense, que juntou muito público na Alameda D. Duarte de Almeida.

No dia 7, atuaram os Darkwaters, uma banda que trouxe um registo diferente às Festas do Castelo.

No dia 8, o programa abriu com a inauguração da XV Feira de Artesanato, que contou este ano  com a participação de 43 artesãos, vindos sobretudo da região, mas também de Viseu, Leiria e Caminha. No certame estiveram expostas miniaturas em madeira, linhos e bordados, cestaria, bijuteria, mel e licores, entre outras peças de artesanato. À noite, a atuação de Miguel Gameiro e Pólo Norte fez aquecer as vozes do muito público presente no espetáculo que assinalou os 20 anos de um dos mais acarinhados grupos portugueses. Seguiu-se novo ponto alto da noite com Mastiksoul, o mais importante DJ e produtor musical da atualidade, que com a sua energia levou ao rubro as muitas centenas de pessoas que o viram atuar em Vouzela pela primeira vez. A noite terminou com mais uma Dj, desta vez André Flor, do NB Club de Viseu.

No dia 9, teve lugar o concurso de pintura ao ar livre "Vouzela e seus encantos", no qual participaram 15 pintores.  À tarde, animação de rua e insufláveis para os mais novos e à noite, pelas 22h, o concerto de Carminho. A alma e a voz da fadista encheram uma vez mais a Alameda D. Duarte de Almeida, local que recebeu novo Dj – Mister Groovy - para encerrar a noite de sábado.

No domingo, dia 10, o dia começou com um passeio de cicloturismo pelo concelho, promovido pelo Vasconha BTT Vouzela e no qual participaram cerca de 30 ciclistas, pelas 16h arruada pelo Grupo de Bombos de Cercosa e desfile de ranchos folclóricos com o Rancho Folclórico "As Capuchinhas de S. Silvestre" – Vasconha; o Rancho Folclórico de Vilar – S. Miguel do Mato; o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Lanheses – Viana do Castelo; o Grupo Folclórico "As Tricanas de Ovar" e o Grupo de Danzas Adolfo de Castro – Cádiz (Espanha).  Às 21h30 o Festival Internacional de Folclore e às 00h o tradicional espetáculo piromusical. A noite fechou com o DJ Rood.

As Festas do Castelo terminaram com baile popular, na segunda-feira, dia 11 de agosto, com a atuação do Duo Vox.

Fazendo um balanço muito positivo do certame, Carla Maia, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vouzela, destacou a qualidade do programa com as atuações de Miguel Gameiro e Pólo Norte, Mastiksoul e Carminho. Embora tenha havido um ligeiro decréscimo nas entradas, menos 138 do que no ano anterior, passaram pelas Festas do Castelo vários milhares de pessoas tendo, nos dias de entradas pagas, sido vendidos 7352 bilhetes.


Em 2015 vão assinalar-se os 100 anos das Festas do Castelo e, segundo Carla Maia, a autarquia está já a pensar no programa do centenário, deixando a promessa de 100 dias de comemorações.

Sem comentários: