Espaço de notícias da região centro

terça-feira, 26 de agosto de 2014

“Dia do Viriato”
 regressa a Viseu 80 anos depois
A 31 de Agosto uma programação especial resgata a memória do herói mítico da Cidade, com iniciativas para todas as idades
A tradição do “Dia do Viriato” estará de regresso a Viseu e à Feira de São Mateus 85 anos depois da sua fundação e 80 anos após a última edição conhecida.
A Câmara Municipal de Viseu organiza no próximo domingo, 31 de Agosto, um conjunto de iniciativas lúdicas, educativas e turísticas alusivas ao herói mítico da cidade, pensado para famílias e todas as idades. Todas as atividades centram-se ou passam pelo recinto da Feira de São Mateus.
Também nesse dia dá-se início a um concurso de fotografia sobre Viriato, aberto a toda a comunidade. O regulamento será publicado nessa data e a apresentação de propostas decorre até ao final da Feira. A entrega de prémios terá lugar no Dia do Município, a 21 de Setembro.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “Viriato faz parte da identidade de Viseu e do imaginário português. Mito ou história, é a marca da cidade. É um ativo que queremos valorizar”, defendeu o Presidente.
A programação arranca às 10 horas de domingo com a proposta de um “peddy-paper” dedicado a redescobrir múltiplas marcas de Viriato na cidade, algumas das quais ao longo do tempo. Os participantes terão como ponto de encontro a Porta de São Mateus e receberão um guia com os enigmas a descobrir. Um carimbo marcará as descobertas.
Pelas 16 horas e até às 19 horas, terá lugar o “Mercado de Viriato”, reedição do evento realizado em junho no Mercado 2 de Maio. Este espaço de aventura para crianças dos 4 aos 12 anos estará localizado no espaço exterior do Museu da Eletricidade, no recinto da Feira. Integra um ateliê de artes plásticas para criação do escudo, do punhal e da “viria”; um “campo de batalha” com ações organizadas; uma área para pinturas faciais alusivas à época; um cantinho das histórias e, ainda, um jogo de tabuleiro à escala humana.
Para os mais adultos está prometida uma reapresentação do filme “Viseu”, encomendado e dirigido pelo Capitão Almeida Moreira. A sessão terá lugar às 16h30 e será seguida de uma conversa entre José Fernandes e Luís Fernandes, moderada por Rui Macário.
Pelas 17h30 será a vez do artista plástico José Almeida desenhar ao vivo a figura de Viriato consagrada na sua estátua, num grande formato. A performance tem local marcado no Viseu Lounge – Feira de São Mateus.
Pelas 18 horas, realiza-se uma edição especial da visita guiada “2000 anos de comércio em Viseu”, um périplo pelos lugares da história da cidade e da memória da Feira, com particular enfoque na figura de Viriato.

Sem comentários: