Espaço de notícias da região centro

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Município de Vouzela vai promover 1º Festival Gastronómico da Vitela de Lafões e Produtos Regionais


O Município de Vouzela vai promover o 1º Festival Gastronómico da Vitela de Lafões e Produtos Regionais, uma iniciativa que se realizará nos dias 31 de maio e 1 de junho.

Trata-se de um evento “que pretende fazer jus a um dos principais atrativos gastronómicos da região que é a vitela de Lafões”, frisou Rui Ladeira, presidente da Câmara Municipal de Vouzela, durante a conferência de imprensa de apresentação do festival que se realizou hoje, dia 31 de janeiro, de manhã.

Segundo o autarca, a gastronomia é um fator de atração importante que, no seguimento da política definida para o Turismo, importa explorar, como um meio de promoção dos recursos endógenos e produtos regionais.

Como principais objetivos do evento, Rui Ladeira destacou o incentivo à produção da vitela de Lafões; possibilitar o incremento da confeção da vitela de Lafões certificada nos restaurantes da região, reconhecendo-a como uma mais-valia para o setor da restauração; dar a conhecer aos visitantes o potencial da restauração local e regional; oferecer experiências gastronómicas únicas e diversificar o leque de matérias-primas utilizadas na preparação de pratos tradicionais; dar a conhecer os vários métodos de confeção dos pratos tradicionais e recriar as memórias e tradições ligadas à agropecuária.

Rui Ladeira explicou também que serão vários os atrativos deste certame, já que o programa conta com os espaços de restauração na Alameda para almoços, petiscos e jantares regionais; um ShowCooking com um chefe conceituado para confeção de pratos inovadores com base em receitas tradicionais de vitela e produtos regionais; um cortejo pelas ruas da vila de Vouzela, com carros de vacas e alfaias agrícolas de modo a recriar as memórias e tradições ligadas à agropecuária; programas de animação infantil e música tradicional; jogos e atividades desportivas e culturais. A autarquia prevê ainda

A organização da iniciativa é partilhada pela Escola Profissional de Vouzela (EPV), uma instituição de ensino que tem mais de vinte anos ligados à área da gastronomia, com vários cursos de restauração.

“Esta é uma iniciativa que, para além da promoção turística do concelho e dos produtos regionais, tem também objetivos pedagógicos para a escola, nomeadamente de divulgação dos cursos de restauração e de projeção dos alunos para o mercado de trabalho”, realçou o diretor.

O evento contará ainda com a realização de uma prova do Up and Down, campeonato de BTT do Inatel, que terá lugar no domingo, dia 1 de junho e que será organizada pela Associação Vasconha BTT Vouzela.

Segundo Paulo Novo, presidente da direção da associação, são esperadas várias centenas de atletas vindos de várias partes da região centro e norte do país, nomeadamente de Viseu, Guarda, Seia, Coimbra, Porto e Aveiro. “Esta será uma oportunidade única para as pessoas que vêm à prova puderem desfrutar também desta vertente gastronómica”, destacou.

O 1º Festival Gastronómico da Vitela de Lafões e Produtos Regionais conta com o apoio da Confraria dos Gastrónomos de Lafões, Cooperativa 3 Serras, Cooperativa Agrícola de Vouzela, Vasconha BTT Vouzela, ADDLAP e Turismo Centro de Portugal.

Sem comentários: