Espaço de notícias da região centro

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Minis disputaram a 3ª jornada da 2ª fase

Minis disputaram a 3ª jornada da 2ª fase
 
No domingo, dia 5 de maio, foram os minis que defrontaram a equipa de Anreade (Resende), desta feita o jogo disputou-se no pavilhão Municipal de Vouzela. O resultado final foi de 7-17 a favor da equipa de Anreade. Mais uma vez, a equipa de minis da Associação S. Miguel do Mato contou com os seus atletas mais novos tendo assim mais uma oportunidade de jogar com os “mais velhos“ e a sua prestação foi muito positiva, dado que tiveram muito tempo de jogo e conseguiram colocar em prática muitas das situações aprendidas nos treinos. O jogo é o mais importante para os atletas e daí a importância de, mesmo os atletas mais novos, jogaram o máximo de tempo possível.
 
 
Próxima jornada:
Minis:sábado, 11 de Maio às 13 horas em Moimenta da Beira
Infantis: domingo, 12 de Maio às 11 horas no pavilhão Municipal de Vouzela

Infantis jogaram em Anreade (Resende) a 9ª jornada da 2ª fase


Infantis jogaram em Anreade (Resende) a 9ª jornada da 2ª fase

 

A equipa de infantis da escolinha de andebol da Associação S. Miguel do Mato deslocou-se no passado dia 4 de maio a Anreade (Resende ) para disputar a 8ª jornada do campeonoto da 2ª divisão da Associação de Andebol de Viseu. O jogo foi muito bem disputado. Na 1ª parte os atletas da equipa de S. Miguel do Mato começaram muito bem nos primeiros minutos, mas até ao intervalo foram muitas as faltas de concentração na parte defensiva o que permitiu que a equipa da casa chegasse ao intervalo com uma vantagem de 9 golos. Na 2º parte a atitude e concentração foi bem mais positiva e o jogo foi muito equilibrado, ficando o resultado final em 22-11 a favor da equipa da casa. No final do jogo, os atletas e treinadores de ambas as equipas cumprimentaram-se ficando para para a memória um bom jogo de andebol.

Município de Vouzela promove ação de Formação “Contratação Pública e Acessibilidades”


Município de Vouzela promove ação de Formação “Contratação Pública e Acessibilidades”

 

No âmbito do desenvolvimento e concretização do Programa Rampa (Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade), a Câmara Municipal de Vouzela vai organizar uma ação de formação, com uma duração total de 7 horas, denominada “Contratação Pública e Acessibilidades”, que irá decorrer nos dias 10 e 17 de maio, das 14h às 17h e 30m, no Auditório Municipal 25 de abril.

 

A ação de formação tem como público-alvo arquitetos, engenheiros civis, desenhadores e urbanistas e, como principais objetivos:

  • Perceber o conceito de acessibilidade;
  • Compreender a importância do desenho universal – “design for all”;
  • Reconhecer a hierarquização da Legislação – acessibilidades;
  • Interpretar o Art.º 9.º – D.L. 163/2006 – Instalações, estabelecimentos e espaços circundantes já existentes – prazos de intervenção;
  • Perceber a importância do “Percurso acessível” – normas técnicas;
  • Compreender os problemas diagnosticados nas auditorias elaboradas aos edifícios de Vouzela e espaços circundantes;
  • Saber aplicar as normas técnicas que permitem tornar acessíveis os edifícios e espaços circundantes, de acordo com D.L. 163/2006;
  • Indicar soluções técnicas a implementar num edifício existente de forma a torná-lo acessível – caso concreto de um edifício diagnosticado nas auditorias aos edifícios de Vouzela;
  • Fatores a ter em conta na contratação pública, no âmbito das acessibilidades.

 

 

A participação é livre e gratuita, devendo os/as interessados/as fazer a sua inscrição até ao dia 9 de maio, para o seguinte endereço de correio eletrónico: carla.maia@cm-vouzela.pt, ou através do telefone: 232740740.

 

PROGRAMA DE FLEA MARKET



FLEA MARKET

O FLEA MARKET regressa a Oliveira de Frades após o sucesso da 1.ª edição de 23 de Março. O bom tempo traz o mercado para o exterior do Cineteatro Dr. Morgado. A praça é o cenário escolhido para a realização da segunda edição do Flea Market - Oliveira de Frades. (Re)ativar o espaço público com novos usos, novas práticas é a nossa proposta para todos aqueles que desejem vender, trocar ou comprar produtos em 2.ª mão, artesanato, produtos da terra, alimentos e bebidas confeccionadas.


Para participar na feira preenche o Formulário de Inscrição+Regulamento disponíveis em www.cm-ofrades.com e envia para o e-mail fleamarketofrades@gmail.com. Inscrições abertas até dia 17 de Maio.


______________________________________________________


10h - 12.45h

| Aulas abertas | Cineteatro Dr. Morgado

DANÇA | BALLET | GINÁSTICA INFANTIL


Associação Cultural e Recreativa de Oliveira de Frades – ACROF

______________________________________________________


10h

| Aula aberta | Praça Cineteatro Dr. Morgado | 11h | Museu Municipal

KINDERMUSIC W/ CLARA


Associação Cultural e Recreativa de Oliveira de Frades – ACROF

______________________________________________________


15 - 18h

| Workshop | Sala dos Espelhos Cineteatro Dr. Morgado

OFICINA DE INICIAÇÃO AO MALABARISMO
(maiores de 8 anos)

Vasco Gomes - Orientação

A oficina de malabarismo propõe a iniciação ao malabarismo de forma simples e consciente. Encontrar a descontracção na dificuldade, explorar a coordenação e atenção motora, descobrir o equilíbrio activo. Um meio saudável e criativo de desenvolver a mente e o corpo. A descoberta dos objectos de circo e o circo nos objectos do quotidiano. Experimentar o Circo através do Malabarismo cruzando a dificuldade e a perícia através do jogo e divertimento.

Objectos: Bolas, massas, arcos, devil-stick, diablo, pratos chineses, tábua-rolo e monociclo.

Preço: 15 euros (inscrições até 15 de Maio através do email fleamarketofrades@gmail.com)

______________________________________________________


16h

| Teatro| Auditório do Museu Municipal

P DE POESIA -
TRIGO LIMPO / ACERT

No seguimento dos dois últimos espectáculos do TRIGO LIMPO teatro ACERT destinados à infância, estreamos esta nova Produção em que o P não é só de Poesia, mas engloba muitas outras Possibilidades! (Maiores de 4 Anos)

Selecção, Encenação e Dramaturgia - Raquel Costa

Interpretação - Raquel Costa

Apoio à Encenação - José Rui Martins e Pompeu José

Figurinos - Raquel Costa

Cenografia - Zé Tavares e Raquel Costa

Desenho de luz - Luís Viegas

Assistência de montagem - João Nascimento e Rui Ribeiro

Carpintaria - Carmossera

Latoaria - Eduardo Coelho

Confecção de figurino - Modus

Produção - Marta Costa

Preço: 1 euro


______________________________________________________


17h


| Concerto | Praça Cineteatro Dr. Morgado

GRUTERA


Grutera é o alter-ego de Guilherme Efe, que aqui se apresenta a si e ao seu projeto na primeira pessoa:

«Grutera é uma criação minha e que sai muito fora do que tenho feito na música desde sempre, talvez seja umas das consequências de ser um guitarrista sem uma formação convencional, porque sim, e também como forma de fugir a alguns clichês da composição, que é uma das minhas maiores preocupações enquanto músico, fazer coisas diferentes. (...)"

http://www.youtube.com/watch?v=YsOKcNJm9Es


______________________________________________________


18h e 19h


| Cinema | Documentários | Auditório Museu Municipal

CIRCO!


Realização - Rui Ribeiro (2004)

37min

Um espectáculo de circo tradicional visto a partir dos bastidores.

Do outro lado da cortina mágica: homens artistas concentrados nas suas tarefas.


TORRES & COMETAS

(Prémio TAP para Documentário Português - INDIELISBOA 2013)


Realização - Gonçalo Tocha (2012)

60min

"Uma festa de símbolos. Tendo como tema a cidade de Guimarães, Torres & Cometas é o novo filme de Gonçalo Tocha, feito com uma equipa pequena – Didio Pestana no som. A cidade, berço da Nação, foi a torre a partir da qual Afonso Henriques declarou a independência de Portugal na data distante de 1128. No contexto da sua comemoração como capital europeia da cultura, este é um de vários filmes que se debruçaram sobre a cidade. Como anuncia o seu título astronómico, Tocha atinge a cidade e procura a origem de um novo reino em vestígios: figuras de santos, monumentos, marcos históricos e música que se faz ouvir no espaço conquistado. Procuram-se também novos começos para a posteridade, numa colecção de ingredientes históricos que valoriza o presente. " (Disponível em http://www.indielisboa.com/movie_detail.php?lang=1&movie=104735)

______________________________________________________


21.30h e 22.30

| Concertos | Auditório do Cineteatro Dr. Morgado

GIN SÓNICO
(PT)

Em 1999 nasce o duo Gin Sónico. Resulta do aperfeiçoamento de vários projectos musicais protagonizados por César Oliveira (piano) e Célia Botelho (voz) e mais recentemente com Rui Tavares (bateria).

Standards de jazz e clássicos musicais reinterpretados.

Rui Tavares - Bateria

César Oliveira - Piano/Teclados

Célia Botelho - Voz

http://www.myspace.com/ginsonico


GRUPO VIOLA ARRANJADA
(BRASIL)

Entre paisagens urbanas e rurais, novos mosaicos sonoros são construídos como expressão da diversidade musical contemporânea através da viola caipira. É com esse propósito que surge o VIOLA ARRANJADA. O grupo destaca-se no cenário atual da música brasileira como um dos poucos quartetos de música instrumental formado apenas por viola caipira. Nascido da reunião de quatro amigos violeiros: Anderson Baptista, Thiago Rossi, Ighor Aguila e Vinícius Muniz, o VIOLA ARRANJADA busca explorar novas sonoridades na viola e levar o instrumento a outros universos musicais e artísticos. O VIOLA tem sido um dos mais premiados grupos de música instrumental de viola no Brasil nos últimos anos. Ganhou editais importantes no país como Circuito SESI e Edital PROAC, ambos em 2011. Já em 2012 foi finalista do Festival Nacional de Viola - VOA VIOLA e em 2013, foi o único grupo de viola caipira selecionado para participar das comemorações do Ano Brasil - Portugal.

http://www.youtube.com/watch?v=ss10ULlpZdM

Preço: 3 euros (bilhete único para concertos no auditório)

______________________________________________________


24 - 2h

| Musica | Hall do Cineteatro Dr. Morgado

ENCERRAMENTO


______________________________________________________

Organização: Município de Oliveira de Frades em parceria com projecto Começardozero e ACROF

Município assinala o Dia Internacional dos Museus com mais um Flea Market

Município assinala o Dia Internacional dos Museus com mais um Flea Market



Numa organização do Município em parceria com o Projeto “Começardozero” e a

ACROF decorrerá, no próximo dia 18 de maio, a segunda edição do Flea Market na

Praça das Finanças. Trata-se de uma feira de trocas e venda de produtos em 2.ª mão,

artesanato, produtos da terra, alimentos e bebidas confecionadas ou mesmo de

exposição de projetos individuais ou coletivos.

De referir que a animação desta feira será feita através de vários concertos (Grutera,

Viola Arranjada e Gin Sónico), de workshop de malabarismo, de aulas abertas de dança,

de teatro para a família “P de Poesia” e de atividades para as crianças (pinturas faciais e

modelagem de balões) que irão dinamizar o Museu Municipal, o Cine-teatro Dr.

Morgado e a Praça das Finanças.

Para participar na feira é necessário preencher o Formulário de Inscrição e enviar para o

e-mail
fleamarketofrades@gmail.com, sendo que as inscrições estão abertas até ao dia

17 de maio.

Para mais informações consulte o Regulamento e o Programa também disponíveis na

página eletrónica do Município.
Município promove percurso pedonal em Arca



O Município, a Junta de Freguesia de Arca e a Associação Cultural e Recreativa dos
Jovens de Vilarinho irão promover um percurso pedonal, aberto à população, no
Carvalhedo da Gândara (Arca), no próximo dia 11 de maio (sábado).
Neste percurso os participantes poderão apreciar a beleza do Carvalhedo da Gândara e
simultaneamente participar na colheita de cogumelos silvestres, sendo que no final do
percurso será feita a preparação, confeção e degustação dos mesmos.
De realçar que existirá um percurso alternativo para quem não quiser participar na
colheita dos cogumelos.
A concentração está prevista para as 9h00, no dia 11 de maio, em Arca e as inscrições
podem ser efetuadas através dos contactos telefónicos (927994793, 962936845,
918994569 e 966948111) e do email geral@turismo.cm-ofrades.com.


quinta-feira, 9 de maio de 2013

Vouzela recebeu 300 atletas da prova Up and Down de BTT

Vouzela recebeu 300 atletas da prova Up and Down de BTT

Vouzela recebeu, no passado domingo, dia 28 de abril, a 2ª etapa do Up and Down, campeonato de BTT do Inatel.

Organizada pelo Vasconha BTT Vouzela e pelo Inatel, com o apoio do Município de Vouzela, a iniciativa contou com a presença de cerca de três centenas de atletas vindos de todo o país e consistiu numa prova de contra relógio, com um percurso de 21 Kms para a meia maratona e de 37 Km para maratona.

Ao nível desportivo, a equipa do Vasconha BTT Vouzela, a “jogar em casa” não deu hipóteses, vencendo a prova da meia maratona a nível individual e coletivo, reforçando assim o primeiro lugar alcançado em Loriga. Na maratona a equipa cumpriu os objetivos e encontra-se neste momento em 6º lugar.

Numa competição sem incidentes, pautada pelas condições excelentes dos percursos, quer ao nível das marcações, quer ao nível da segurança, o balanço foi muito positivo.

Para Paulo Novo, presidente do Vasconha BTT Vouzela, “a prova de contra relógio, por ser novidade, era aguardada por todos com alguma expectativa, o que colocava sob a organização uma grande pressão e responsabilidade. Quando nos foi proposta a organização desta etapa, ficámos com a consciência de que não seria fácil, no entanto achámos que podíamos marcar a diferença. Decidimos arriscar e o resultado está à vista. Foi, apesar da novidade, uma das melhores etapas de sempre, quer das que se realizaram em Vouzela, quer das do campeonato em geral. Recebemos e continuamos a receber um feedback muito positivo, e quando assim é, só nos podemos sentir orgulhosos e satisfeitos, por mais um grande dia desportivo para o Vasconha BTT Vouzela e para a vila de Vouzela” sublinhou.

“Agradecemos, desde já, a confiança que o INATEL depositou no Vasconha BTT Vouzela, aos nossos apoios e patrocinadores, César Pinho da PernaLonga, Cliria - Hospital Privado, Bacalhau Pascoal, Cofides CompetiçãoJsseguros Mediação de Seguros, Município de Vouzela,  Castanea Sativa, ao Sr. Aurélio Marques, T&T, MTT Multitécnica, Agrupamento de Escolas de Vouzela, ao Vitor da Vouzelpasteis, Multisac, aos Bombeiros Voluntários de Vouzela e GNR, e às dezenas de voluntários que se disponibilizaram para nos ajudar nesta prova. Agradecemos ainda todos aos BTTistas e seus familiares que se deslocaram a Vouzela para vivenciar um dia fantastico de BTT e de convívio”, concluiu.





Karaok em Oliveira de Frades

Município promoveu concurso de karaok

O Município promoveu com êxito, no dia 27 de abril, uma eliminatória do concurso de karaoke que contou com a participação de onze vozes que abrilhantaram o palco do cine-teatro Dr. Morgado. Com a realização desta eliminatória, a Câmara Municipal pretendeu apurar dois participantes e um suplente, para a Final de Karaoke, que se realizará no dia 10 de julho, integrada no Programa das Festas do Concelho No final, após a atenta e rigorosa avaliação do júri foram entregues diplomas de participação a todos os concorrentes e os merecidos passaportes para a grande final que
premiaram os mais talentosos.