Espaço de notícias da região centro

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Nadadores de Vouzela mantêm sexto lugar na prova de Vila Nova de Paiva


Os atletas da Escola de Natação de Vouzela deslocaram-se no passado dia 23 de fevereiro à Piscina Municipal de Vila Nova de Paiva para participar na quinta concentração do Circuito Municipal das Escolas de Natação.

Na iniciativa, onde participaram 190 atletas do distrito, os nadadores de Vouzela voltaram uma vez mais a cumprir os objetivos traçados, tendo alcançado 12 primeiros lugares, sendo 5 Recordes de Escalão, 2 segundos lugares e 2 terceiros lugares. A escola continua em sexto lugar na competição.

Durante a prova foram ainda entregues os diplomas, referentes à concentração de Resende, de Recorde de Escalão aos atletas vouzelenses Hugo Almeida, Claudia Madeira e Nuno Sousa e o diploma de Recorde de Circuito à atleta Filipa Pereira.

A próxima prova realiza-se a 16 de março e S. João da Pesqueira.

Estreia da 1ª temporada "Conversas entre Deus e o diabo"

Vai estrear dia 7 a primeira temporada da série "Conversas entre deus e o diabo" A realização e argumento estará a cargo de Fernando Figueiredo. A nível de atores, os principais são Sandro Teixeira e Fernando Figueiredo, estando previsto a participação de outros ocasionalmente.

Estreia de "Disturbio 2"


A viriato tv vai estrear no dia 2 de Março de 2013 o filme "Disturbio 2" do realizador Sandro Teixeira. Divirta-se a ver.

Vídeos favoritos (lista de reprodução)

O Clássico - Parte 1

A REALIDADE DO SONHO


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Começou a 2ª fase do campeonato de infantis da Escolinha de S. Miguel do Mato

Foi no dia 23 de fevereiro que teve iníco a 2ª fase do camponato regional de infantis da Associação de Andebol de Viseu.

A equipa de infantis de S. Miguel do Mato participa na 2ª divisão e iniciou esta 2ª fase contra a equipa de AC Lamego.

Não poderia ter começado pior esta 1ª jornada, a começar pelo resultado que ditou uma pesada derrota de 6-44. A prestação dos atletas também não foi muito feliz, pois cometeram erros que não são habituais e a falta de concentração foi evidente durante todo o jogo.

A equipa do AC Lamego também demonstrou maior organização verificando-se claramente que os seus atletas já têm alguns anos de experiência com o andebol. Para além do resultado, o jogo também ficou marcado pelo azar de um atleta da escolinha que se magoou no nariz, após um choque involuntário com outro atleta da equipa visitante.

A equipa da escolinha de andebol deseja-lhe uma rápida recuperação.

Na 2ª jornada, no próximo dia 9 de março, os infantis deslocam-se a Vila Real, com o jogo a ter início às 11 horas.

Depois de atribuir 8 bolsas de estudo na reunião de câmara de 15 de fevereiro,

Atendendo à atual conjuntura económica e ao cada vez maior número de alunos que abandonam o Ensino Superior por não conseguirem suportar os seus elevados custos, o Município de Vouzela vai abrir uma segunda fase de candidaturas a bolsas de estudo.

As bolsas são atribuídas a alunos que apresentem bom aproveitamento escolar nos seus estudos a nível superior (média de referência 15 valores) e têm um valor máximo de 300 euros.

O período de candidaturas decorre durante o mês de março, devendo as mesmas ser entregues no Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal.

Os interessados deverão fazer-se acompanhar da seguinte documentação: fotocópias do BI e do Cartão de Contribuinte; atestado de residência, com indicação do agregado familiar; fotocópia da declaração e da nota de liquidação do IRS ou IRC do próprio e/ou do agregado familiar respeitante ao ano anterior, acompanhado dos originais; declaração do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social comprovativa do posicionamento no escalão de abono de família ou quando se trata de trabalhadores da administração Pública, de declaração do Serviço processador; declaração dos bens patrimoniais do agregado familiar; certificado de matrícula; comprovativo de transição do ano anterior e respetiva média; documento comprovativo do valor de outras bolsas ou subsídios equivalentes que recebe ou declaração, sob compromisso de honra, de que não recebe outras bolsas ou subsídios.

Para mais informações, os interessados poderão contactar o Gabinete Ação Social pelo telefone 232 740 740.

Inscrições abertas para o 2º Mini Festival da Canção de Vouzela

Decorrem até ao dia 15 de março as inscrições para o 2º Mini Festival da Canção promovido pela Biblioteca Municipal de Vouzela.

A iniciativa destina-se a crianças até aos 11 anos de idade, sendo que os interessados poderão inscrever-se na Biblioteca Municipal ou na sala Faz de Conta.

O Festival da Canção terá lugar no dia 24 de março, pelas 15h, no Cine-teatro joão Ribeiro, em Vouzela

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Autarquia de Vouzela atribui 8 bolsas de estudo a alunos do ensino superior


Foram atribuídas pelo Município de Vouzela 8 bolsas de estudo a alunos do ensino superior, na reunião de câmara de 15 de fevereiro.

Relativas ao ano letivo 2012/ 13, as bolsas situam-se entre os 75 e os 125 euros mensais e foram concedidas mediante critérios de notas obtidas e rendimentos familiares.

Este incentivo tem como objetivo possibilitar uma efetiva igualdade de oportunidades no sucesso escolar dos alunos do concelho e de assegurar a continuidade dos estudos a alunos com dificuldades financeiras.

 “Estamos conscientes das dificuldades financeiras que algumas famílias do concelho atravessam, por isso estes subsídios são encarados por este executivo como fundamentais, na medida em que proporcionam apoio àqueles que, não obstante a situação financeira da família, pretendem concluir a sua formação profissional”, considera a Vereadora da Educação do Município, Eugénia Liz. 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Primeira iniciativa acontece a 23 de fevereiro Município de Vouzela promove atividades de dinamização do Mercado Municipal

O Mercado Municipal de Vouzela vai receber uma prova de enchidos no próximo sábado, dia 23 de fevereiro, a partir das 9h30.
A iniciativa faz parte do plano de dinamização daqiele espaço que abriu ao público em dezembro de 2012.
 Com atividades quinzenais, a próxima terá lugar no dia 9 de março, com a atuação do Grupo Coral Jovem de Cambra.
Segue-se, a 23 de março, uma prova de cogumelos silvestres e ervas aromáticas da região, iniciativa também integrada no programa da Semana Florestal de Lafões e a 13 de abril a atuação dos cantores do 2º Mini Festival da Canção da Biblioteca Municipal.
 Todas as inicativas acontecem pelas 9h30.

Vídeos carregados (lista de reprodução)

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Com o objetivo de divulgar o património do concelho, Município de Vouzela promove nove percursos pedestres em 2013

O Município de Vouzela vai promover, durante o ano de 2013, um conjunto de 9 percursos pedestres, com o objetivo de divulgar o património natural, arquitetónico e arqueológico do concelho.
 
O calendário abrirá no dia 30 de março com o PR5 “Caminho de S. Miguel do Mato”, seguindo-se a 20 de abril o PR6 “Trilho Medieval” e a 18 de maio o PR2 “Um Olhar Sobre o Mundo Rural”.

Em junho, no dia 22, a autarquia inaugurará o seu nono percurso pedestre, que se estende pela freguesia de Carvalhal de Vermilhas. A 6 de julho terá lugar o PR8 “Trilho da Água e da Resina”, a 27 de julho o PR1 “Nossa Srª do Castelo” e a 24 de agosto a marcha noturna.

Os dois últimos percursos a realizar serão, no dia 7 de setembro, o PR7 “Trilho das Poldras” e no dia 9 de novembro o PR4  “Trilho da Penoita”.

As inscrições podem ser feitas no Posto de Turismo de Vouzela pelo 232 740 070 ou pelo mail gab.turismo@cm-vouzela.pt.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Exposição depintura em Oliveira de Frades

Está patente até ao dia 28 de Fevereiro na sala de exposições temporárias do Museu Municipal
a exposição de pintura designada "TransForma" da autoria de Paulo Loureiro.
O autor bebeu influências em Amadeu de Sousa Cardoso, manuel Cargaleiro e kandinsky. A sua pintura é fundamentalmente catarerizada pela harmonia da cor  e pela sensibilidade do autor. Nos temas tratados  há uma permanente ligação entre cor, luz e movimento.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Município de Vouzela promove sessão de informação sobre empreendedorismo, programas de incentivo à contratação e criação do próprio emprego


O Município de Vouzela vai promover no próximo dia 22 de Fevereiro, sexta-feira, pelas 21h, no Auditório Municipal, uma sessão de informação/ divulgação subordinada aos temas Programa Impulso Jovem, Apoio ao Rendimento Agrícola e Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural.

O primeiro painel sobre a temática “Programa Impulso Jovem” será dinamizado por Manuel Conde, diretor adjunto do Centro de Emprego Dão-Lafões, e incidirá especificamente sobre as medidas Passaporte Emprego Agricultura e Apoio à Contratação.

Dinamizado por Fernando Gonçalves, técnico da Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, o painel “Apoio ao Rendimento Agrícola” aprofundará conceitos como parcelário, regime de pagamento único (RPU), condicionalidade, medidas agro-ambientais, prémios vacas aleitantes e prémios ovinos e caprinos.

O terceiro painel, subordinado ao tema “Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural - Proder - Medida 3.1”, será apresentado por Isabel Dias, técnica da ADDLAP (Associação de Desenvolvimento Dão Lafões e Alto Paiva).

A ação destina-se a empresários, empresários agrícolas, desempregados e população em geral e conta com o apoio do Centro de Emprego Dão-Lafões, Addlap e Confagri.

Para mais informações ou inscrições os interessados poderão contactar a autarquia pelo 232 740 740 ou pelo mail gip@cm-vouzela.pt

Novo ano no calendario chines

No dia 10 de fevereiro pelas 14horas de Paris comecaram as cerimonias de abertura com o Olho do Dragao junto a camara municipal de Paris (hôtel de ville de Paris).
Com o ano do dragao quase a terminar no calendario chines,ja se comemora a chegada do ano da serpente, a comecar dia 10 ate dia 17 as festividades tem lugar em varios pontos de Paris, o calendario, esse e composto por 12 animais, rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cao e o porco.
O cortejo passa por vários pontos de Paris, o que torna a uma festa multicultural onde gentes de todas as nacionalidades participam. 
Lembrar que estas comemoracões são organizadas e pagas pela comunidade Asiatica situada em Paris, comunidade essa que esta bem presente e que da uma certa cor e alegria aos dias mais cinzentos de Paris

Desejo a todos um bom ano da serpente.
De Paris
Paulo Alves

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Município promoveu desfile de Carnaval

O Município promoveu, no dia 12 de fevereiro, mais um desfile de Carnaval que

percorreu as principais artérias do centro da vila e que contou com a participação de

diversos grupos e carros alegóricos.

Na categoria de “Veículo ou Grupos de Peões”, o primeiro lugar foi atribuído à

Associação Nova Geração de Arcozelo das Maias com o tema “Ó Tempo volta atrás”, o

segundo lugar à Banda Marcial Ribeiradiense e Casa do Povo de Ribeiradio com o tema

“O Casamento do Ano” e o terceiro lugar à ACROF (Associação Cultural e Recreativa

de Oliveira de Frades) com o tema “O Cavalo de Troika”. Por sua vez, na categoria de

“Grupos de Bombos” o primeiro lugar foi atribuído à Associação Cultural e Recreativa

de Ferreiros.

Para além do tradicional desfile, este evento contou também com a atuação da Banda

Play que animou a Praça das Finanças, trazendo mais som e alegria a esta tarde

carnavalesca.

De realçar também o desfile infantil, no dia 8 de fevereiro, que contou com a

participação das crianças que frequentam o 1.º Ciclo e os Jardins de Infância de Oliveira

de Frades.

Apesar das condições meteorológicas adversas, o empenho e a criatividade de todos os

participantes propiciaram um Carnaval divertido em Oliveira de Frades.

 


                                                   1º Lugar

                                              2º Lugat


                                           3º lugar
                                   Vencedor Grupo dos Bombos

 

                                           

 
 

Recomeçou o apoio escolar da escolinha de andebol


Foi no dia 9 de Fevereiro que teve início, neste ano letivo, o apoio escolar prestado pela escolinha de andebol aos seus atletas.
Esta iniciativa, que já tinha iniciado no ano letivo anterior, conta com o apoio de uma professora de 1º Ciclo e com um explicador de Matemática e pretende incentivar, sensibilizar e apoiar os atletas no seu percurso escolar tendo em vista a ligação positiva que se pretende criar entre o desporto e a escola.
Assim, certamente que teremos atletas mais motivados e interessados na sua carreira escolar e desportiva.
 

Minis de S. Miguel do Mato empatam na 10ª jornada

No passado dia 9 de fevereiro, a equipa de minis da escolinha de andebol de S. Miguel do Mato disputou a 10ª jornada do campeonato regional de minis da Associação de Andebol de Viseu.
 
O adversário foi a equipa dos “Melros” de Penalva do Castelo. Após 40 minutos de jogo bem disputado, com equilíbrio e muita emoção resultou um empate de 10-10. Ambas as equipas tentaram ganhar o jogo e principalmente deram a oportunidade a todos os atletas de contribuírem com a sua prestação.
 
Apesar do resultado, o empate teve sabor a vitória para todos os atletas, treinadores e dirigentes, pois viram os seus atletas mais novos em ação de uma forma muito participativa.

Baile de Carnaval contou com a presença de 280 seniores

Foram cerca de 280 os seniores que no passado sábado, dia 9 de fevereiro, participaram no Baile de Carnaval, promovido pela Câmara Municipal de Vouzela e que teve lugar no Pavilhão Multiusos Municipal.
 
Aquela que é uma das atividades mais animadas do programa AnimaSénior beneficiou uma vez mais da criatividade e originalidade dos seniores. As fantasias que apresentaram, muitas delas confecionadas individualmente por cada participante, deram um colorido especial à festa. A avaliá-las um júri, constituído por 12 elementos representativos de cada freguesia, que atribuiu o primeiro prémio a Beatriz Pereira, 77 anos, de Moçâmedes, com um disfarce de “Cármen Miranda”; o segundo a Piedade Santos, 75 anos, de Vilar, com a fantasia de “Rainha de Copas” e o terceiro lugar a Fernanda Maneca, 82 anos, também de Moçâmedes, vestida de “Primavera”.
 
A tarde fez-se ainda de baile e lanche convívio, confecionado pelo  curso de Cozinha e Pastelaria da Escola Profissional de Vouzela, tendo também sido apresentado o programa do AnimaSénior para 2013. Para além das já habituais atividades, como as marchas populares, o passeio anual, o magusto e o Natal Ecológico, o programa deste ano conta com uma novidade. Trata-se da iniciativa “ Memórias ao Serão”, que decorrerá durante o ano e que pretende efetuar a recolha de algumas tradições, lendas e canções típicas de cada freguesia do concelho.


domingo, 10 de fevereiro de 2013

Fataunços adia carnaval

Devido ao mau tempo que se verificou na r teveegião de lafoes, a associação amorim girão que adiar o carnaval sendo a sua realizaçao sera no proximo domingo as 15:00.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A REALIDADE DO SONHO

Aqui está a primeira curta metragem do realizador de Cinema Fernando Figueiredo intitulado "A realidade do sonho"

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013


No dia 6 de fevereiro, o Município representado pelo Presidente da Câmara Municipal
de Oliveira de Frades, Luís Vasconcelos, assinou um protocolo com o Exército
Português, representado pelo Major-General Marques Tavares.
Neste ato que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Edil mostrou
disponibilidade em colaborar com o Centro de Recrutamento de Viseu na prossecução
das suas ações. Por sua vez o Major-General Marques Tavares agradeceu a
disponibilidade do Município, referindo que poderão contar com a colaboração do
Exército e reforçando o potencial de emprego e a importância das câmaras na ponte para
a divulgação das possibilidades de trabalho.
Este protocolo visa estabelecer uma colaboração profícua entre a Câmara Municipal de
Oliveira de Frades e o Exército, no âmbito de ações de divulgação da prestação de
Serviço Militar em Regime de Voluntariado e em Regime de Contrato, no Município,
bem como da prestação de esclarecimentos e cooperação relativa a assuntos de natureza
militar.

Lamego recebeu prova de natação, Vouzela em destaque no Torneio Professor Afonso Saldanha

Os excelentes resultados dos nadadores de Vouzela marcaram a última prova do Torneio Professor Afonso Saldanha, que se realizou no dia 2 de fevereiro, em Lamego.

Vários primeiros e segundos lugares, em vários estilos e escalões, foram alcançados pelos 15 atletas de Vouzela, num desempenho de alto nível e que mostra a boa condição física destes jovens nadadores.

A próxima prova da competição irá realizar-se em Aguiar da Beira, no dia 2 de março. 

Infantis de S. Miguel do Mato com deslocação difícil a Viseu

No passado domingo, dia 3 de fevereiro, a equipa de infantis da escolinha de andebol de S. Miguel do Mato deslocou-se a Viseu para disputar a 8ª jornada frente à equipa do Académico de Viseu.

O resultado final foi uma derrota por 25-8, no entanto, esta derrota não colocou em causa a boa prestação dos atletas de S. Miguel do Mato, que tentaram praticamente durante todo o jogo disputar o resultado de “igual para igual “ com uma equipa muito forte e bem organizada.

Na 1ª parte, chegou mesmo a estar a 1 golo do empate, mas devido a várias interrupções no jogo, os atletas não conseguiram manter a organização e concentração que até aí tinham conseguido.

No final do jogo todos os atletas, treinadores e demais intervenientes se cumprimentaram evidenciando o bom jogo de andebol que ali se disputou. Mais uma vez os atletas agradeceram a presença dos pais e familiares que compareceram em massa e foram incansáveis no apoio aos atletas durante todo o jogo chegando até, no final, a dar os parabéns a todos eles pela boa exibição demonstrada.

Este também foi o jogo onde os atletas de S. Miguel do Mato fizeram a estreia do novo equipamento oferecido pelo conterrâneo Paulo Pereira.

Terminada a 1ª fase, aguarda-se pelo sorteio da 2ª fase que ditará os adversários a defrontar durante os próximos 4 meses, numa etapa que terá início já no dia 16 ou 17 de fevereiro.


AGRADECIMENTO
A Associação S. Miguel do Mato quer agradecer ao Sr. PAULO PEREIRA, natural de Moçâmedes, pela oferta de um novo equipamento para a equipa de infantis da escolinha de andebol, com o apoio da sua empresa “ NATURSTEINPFLASTER”, com sede em BADEGASSE, WALTERSHAUSEN na Alemanha. Com este e outros apoios, com certeza que a Associação poderá oferecer melhores condições a todas as crianças que fazem parte da Escolinha de Desporto da Associação de S. Miguel do Mato.

Município de Vouzela e Exército Português assinam protocolo de colaboração


A Câmara Municipal de Vouzela e o Centro de Recrutamento de Viseu do Exército Português assinam amanhã, dia 6 de Fevereiro, pelas 15h30, no Salão Nobre, um protocolo de colaboração.

O protocolo visa a divulgação, por parte do município, da prestação de Serviço Militar em Regime de Voluntariado (RV) ou Regime de Contrato (RC), bem como a prestação de esclarecimentos e cooperação relativa a assuntos de natureza militar, nomeadamente o recenseamento militar, as certidões militares, a contagem de tempo de serviço, requerimentos para complemento de Pensão e Reforma, entre outros.

Com o fim da prestação do serviço militar obrigatório, o ingresso nas fileiras passou a ser exclusivamente em RV/RC. Tal facto implica que os Centros de Recrutamento passem a ter novas áreas de responsabilidade de recrutamento, cabendo-lhes a missão de recrutar pessoal para aderir a estes tipos de regime, com o objetivo de mater nas fileiras o número de militares fixado

O Distúrbio 2 - Trailer Oficial