Espaço de notícias da região centro

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

100 Anos da chegada do comboio a Vouzela assinalaram-se no dia 30 de novembro

No âmbito das comemorações dos 100 anos da chegada do comboio a Vouzela, realizou-se no passado sábado, dia 30 de novembro, mais um conjunto de iniciativas promovidas pelo Município e pela Associação D. Duarte de Almeida.

Pelas 12h30, foi descerrada, na Central de Camionagem (antiga estação de comboios) uma placa evocativa dos 100 anos do comboio em Vouzela. Um “momento simbólico” que, segundo Rui Ladeira, Presidente da Câmara de Vouzela, promove “o reconhecimento de quem trabalhou e de quem perpetuou as memórias de uma atividade que perdurou no concelho por mais de 70 anos”, adiantou.

Apesar das comemorações ainda estarem a decorrer, o autarca fez um balanço muito positivo das iniciativas já realizadas. “Todos os momentos têm acontecido com muita dignidade e com muita participação. Tem-nos sido dado nota de que a exposição que está patente no Museu Municipal tem tido muita afluência, não só pelas crianças das nossas escolas, mas também pela população em geral. Também na caminhada do centenário houve uma participação maciça de betetistas e de pedestrianistas e portanto, em termos globais, durante estas comemorações o balanço tem sido muito positivo”, realçou.

A criação de uma ecopista low cost e de um núcleo museológico são dois dos projetos que o Presidente da Câmara de Vouzela pretende criar para dinamizar e valorizar a antiga linha do Vale do Vouga. “Queremos potenciar esta linha, de acordo com os novos tempos, quer na vertente turística com a ecopista que designamos de low cost, quer na vertente histórica de preservação e divulgação do espólio ferroviário existente com a criação de um núcleo museológico”, referiu.

O edil avançou que a autarquia está a estudar o espólio existente e aquilo que pode ser cedido por particulares, bem como a localização do próprio museu. “E aqui temos de ter como referência o novo quadro comunitário de apoio, nomeadamente para viabilizar a construção ou readaptação de um espaço existente”.

A intenção da autarquia é “aumentar a oferta turística de Vouzela com aquilo que foram as memórias dos vouzelenses”, concluiu Rui Ladeira.



 Depois do descerramento da placa evocativa, seguiu-se o almoço do centenário no restaurante "O Meu Menino" e à noite, pelas 20h, realizou-se no Café Serôdio, em Figueiredo das Donas, uma tertúlia com ferroviários.

As comemorações irão continuar durante o mês de dezembro com a exposição “Olhares sobre a Ponte”, que estará patente no Museu Municipal, e que será inaugurada no dia 7 de Dezembro, pelas 14h30.




Sem comentários: