Espaço de notícias da região centro

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

PSD E PS FAZEM CAMPANHA ILEGAL EM S. PEDRO DO SUL

 PSD E PS FAZEM CAMPANHA ILEGAL EM S. PEDRO DO SUL

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) é muito clara quanto à utilização de meios comerciais de propaganda eleitoral, referindo que "a propaganda eleitoral através de "infomail" e centros de contacto telefónico está abrangida pela proibição de utilização de meios de publicidade comercial (artigo 46.º da LEOAL)."

Ora, tanto as candidatura do PSD como do PS em S. Pedro do Sul, apesar desta clarificação e aviso da CNE sobre a Lei Eleitoral (deliberação de 20 de agosto de 2013), continuam a recorrer ao "infomail" para distribuição de propaganda. Contratam os CTT que, através dos seus carteiros, colocam os panfletos das respetivas campanhas nas caixas de correio dos eleitores de S. Pedro do Sul.

Trata-se de um comportamento ilegal e de um abuso antidemocrático, punido pela Lei Eleitoral. Enquanto uns cumprem a lei e não recorrem ao sistema de "infomail", entregando a propaganda freguesia a freguesia através dos seus candidatos, PSD e PS não estão para isso e pagam ilegalmente aos CTT para lhes fazerem esse trabalho.

Tendo em conta estes factos, o Bloco de Esquerda apresentou hoje na CNE uma participação por utilização de meios ilegais de publicidade comercial para propaganda eleitoral por parte das campanhas autárquicas do PSD e do PS de S. Pedro do Sul. A lei é para ser cumprida por todos.

Constitui um princípio republicano elementar que todas as candidaturas numa disputa eleitoral cumpram as mesmas regras, definidas pela lei. O Bloco não admite que o concelho de S. Pedro do Sul possa ser considerado pelo PSD e pelo PS uma espécie de território à margem da lei.

PSD e PS em S. Pedro do Sul considerarão que se encontram acima da lei e que a podem violar de acordo com os seus interesses de momento. Se é esse o comportamento dessas candidaturas antes das eleições, é de imaginar como será após as eleições nos órgãos autárquicos.

BE/S. Pedro do Sul



Sem comentários: