Espaço de notícias da região centro

sábado, 23 de março de 2013

No âmbito da estratégia de proteção e valorização da floresta,

No âmbito da estratégia de proteção e valorização da floresta,
Município de Vouzela apresenta duas candidaturas para financiamento de dois pontos de água na Penoita e na Nogueira (Alcofra)


Inserido na estratégia de proteção e valorização da floresta do concelho, o Município de Vouzela apresentou recentemente duas candidaturas para financiamento de dois pontos de água na Serra da Penoita e na Nogueira, em Alcofra.

Estas duas candidaturas visam potenciar o aumento da capacidade de água para protecção contra incêndios, junto ao perímetro florestal da Penoita, considerado Floresta Modelo no Plano Regional de Ordenamento Florestal Dão Lafões (PROF) e na vertente poente da Serra do Caramulo, junto à povoação da Nogueira, em Alcofra. Deste modo, a existência destes dois importantes pontos de água, para abastecimento aos meios aéreos, permitirá reduzir substancialmente os tempos de voo entre recargas de água nos espaços florestais circundantes, nomeadamente Ventosa, Carvalhal de Vermilhas, Cambra, Campia, Fornelo do Monte, Paços de Vilharigues e Queirã.

O açude da Penoita terá uma capacidade de armazenamento superior a 18 milhões de litros e um custo estimado de 305.000 euros, já o açude de Alcofra permitirá armazenar mais de 1 milhão de litros de água e rondará os 82.928 euros. O investimento total ultrapassa os 387 mil euros.

Estas candidaturas, apresentadas no âmbito da medida 2.3 Gestão do espaço florestal e agro-florestal, Ação 2.3.1 - Minimização de riscos e Sub-ação 2.3.1.1 - Defesa da Floresta Contra Incêndios, poderão representar um financiamento de 90%.

Sem comentários: