Espaço de notícias da região centro

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Festival de imagem de natureza realizou-se a 26 e 27 de Janeiro, Cinclus trouxe a Vouzela alguns dos melhores fotógrafos nacionais e internacionais

Durante o fim de semana de 26 e 27 de janeiro, Vouzela foi palco do único festival de imagem de natureza que se realiza no país. O Cinclus, que conta já com três edições, voltou uma vez mais a reunir alguns dos maiores nomes da fotografia e imagem de natureza do país e do mundo.

Exposições, palestras e um workshop foram os pontos altos desta iniciativa que durante dois dias garantiu casa cheia no cine-teatro João Ribeiro. Por este espaço passaram algumas das mais belas e impressionantes imagens de natureza e vida selvagem registadas pelas câmaras de alguns dos mais experientes e premiados fotógrafos nacionais e internacionais. Para além de exibirem o seu trabalho, os cerca de vinte fotógrafos presentes explicaram também as técnicas e as histórias por detrás das suas fotos.

Para Ricardo Guerreiro, um dos organizadores da iniciativa, o balanço foi muito positivo “tivemos casa cheia durante os dois dias e diversificámos ainda mais os temas que aqui apresentámos”, referiu.

Como pontos fortes da iniciativa, o fotógrafo destaca o tipo de espetáculo que promove a natureza de uma forma elegante, o profissionalismo da organização, o workshop dinamizado por Sandra Bartocha “uma referência internacional e uma pessoa marcante na fotografia” e as palestras com as escolas “em que se tentou cativar os mais jovens para a biodiversidade do meio onde vivem”, referiu Ricardo Guerreiro.   

Satisfeito com a dinâmica da iniciativa, também Rui Ladeira, vice-presidente da Câmara Municipal de Vouzela, fez um balanço muito positivo. “Conseguimos ter lotação esgotada durante os dois dias do festival e, naturalmente, que registamos com muita satisfação a qualidade dos trabalhos apresentados e a presença de alguns dos melhores fotógrafos nacionais e internacionais”, sublinhou.
“O concelho ganha com este evento, já que, para além da projeção a nível nacional que tem e das boas opiniões que temos recebido de quem participa, permite criar em Vouzela um movimento muito considerável no comércio local, na restauração e no alojamento”, destaca Rui Ladeira. 

Para o autarca, este é um festival com futuro. “As parcerias que se criaram com esta iniciativa fazem-nos acreditar que é um projeto para continuar, aliás, há já um trabalho de base preparado para esse efeito”, salientou.

O Cinclus – Festival de Imagem de Natureza contou com o apoio do Município de Vouzela, Generg, Cânon e Epson.




Sem comentários: