Espaço de notícias da região centro

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

14 Grupos do concelho cantam janeiras em Alcofra


Pela vigésima primeira vez, o concelho de Vouzela celebrou a tradição das janeiras com o Encontro Concelhio de Cantares que se realizou em Alcofra, no passado sábado, dia 5 de Janeiro, numa iniciativa promovida pelo Município de Vouzela e Junta de Freguesia de Alcofra e que contou com o apoio da Casa do Povo e Paróquia locais.

 

Dando as boas vindas ao novo ano, os 14 grupos participantes entoaram os seus cânticos, primeiro, individualmente, pelas dezanove localidades da freguesia, seguindo-se o encontro na Igreja Paroquial, pelas 20h.

 

Estiveram presentes no encontro o Grupo de Cantares de Carvalhal de Vermilhas; o Grupo de Cantares do Rancho Folclórico de Vilar; o Grupo de Cantares de Fataunços; o Grupo de Trajes e Cantares de Cambra; o Grupo de Trajes e Cantares de Loumão; o Grupo de Cantares da Associação de Paredes Velhas; o Grupo de Cantares do Rancho Folclórico “As Capuchinhas de S. Silvestre”; o Grupo de Cantares da Sociedade Musical de Paços de Vilharigues; o Grupo de Cantares de Levides; o Grupo de Cantares do Rancho Folclórico de Fornelo do Monte; o Grupo de Cantares da Freguesia de Campia; o Grupo de Cantares da Ass. Soc. Cult. e Desp. de S. Miguel do Mato e o Grupo de Cantares de Janeiras de Alcofra.

 

A igreja foi pequena para acolher os cerca de 280 elementos dos vários grupos, bem como o restante público que em grande número se deslocou a Alcofra.

 

Para além de reviver a tradição do cantar das janeiras, a autarquia pretende criar um cancioneiro, com as letras e músicas recolhidas por cada grupo, à semelhança do que já fez também com os cantares às Almas Santas.

Sem comentários: